SÃO LUÍS – Depois de quase dois anos só em eventos online devido à pandemia, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) realizou durante toda a quarta (06/10) na Casa da Indústria, seguindo todos os protocolos de segurança de combate a covid-19, o Encontro de Negócios atendendo uma demanda da ENEVA para cadastro de fornecedores. A ação organizada pelo PDF reuniu mais de 70 empresas que podem se tornar futuramente fornecedoras da ENEVA.
A abertura da rodada foi feita pelo Secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo e pelo presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves e contou com a presença do superintendente da FIEMA, Cesar Miranda, do vice-presidente executivo da FIEMA, Fábio Nahuz (Sinduscon) e da 2ª secretária da FIEMA, Leonor de Carvalho (Sindirepa), além do coordenador do PDF, Carlos Jorge Taborda, que enfatizou a dinâmica do encontro que pela manhã recebeu empresas de serviços e a tarde empresas de fornecimento de materiais.
“Tenho que enaltecer a FIEMA pelo evento e pela movimentação. Esse evento demonstra claramente a retomada no sentido que as pessoas possam estar aqui. Outro ponto importante é o volume de negócios que pode sair daqui e fazer network para alavancar a retomada no Maranhão”, enfatizou o secretário Simplício Araújo.
“Esse programa surgiu da ideia de se conseguir fornecedores para as empresas mantenedoras. Mas hoje o PDF é muito mais que isso. Esse encontro promove uma aproximação entre compradores e empresas locais que diziam antes que tinham de dificuldade inclusive de trabalhar com o Governo. Nós juntos podemos quebras as dificuldades que parecem existir!”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez em sua fala de abertura e saudação aos empresários.
Além da ENEVA, participam do encontro as empresas compradoras: ALUMAR, VALE, Cimento Bravo, LLucena Infraestrutura e Montisol.
“Para a ENEVA é muito importante ter esse contato com o fornecedor local. Primeiro porque temos nossas unidades aqui em São Luís e Santo Antônio dos Lopes. É nosso papel para ter um desenvolvimento sustentável trabalhar com os fornecedores locais e ter essa relação não só para a ENEVA como para o mercado. Esse evento é principalmente para que o fornecedor conheça mais a empresa e saiba de algumas demandas que nós temos e que viremos a ter como manutenção eletromecânica, manutenção elétrica, compras de válvulas, motores elétricos, reparos externos dentre outros”, destaca o coordenador de suprimentos da ENEVA, Eduardo Cintra.
Para o empresário maranhense Franklin Nazareno, da Elétrica Visão, esse encontro tem uma importância muito grande neste momento. “Acho importantíssimo esse encontro presencial pois traz um teor diferente para os negócios e torna mais interessante a gente ter esse contato com os compradores. A gente acredita que as coisas vão melhorar. Sabemos o que estamos passando ainda, mas acreditamos em dias melhores. E essa iniciativa pós pandemia nos dá motivos para seguir em frente”, relata Franklin.
Para o diretor da Safemed, Adalberto Teobaldo esse momento é único. “Em tempos de pandemia em que a gente só estava vendo as pessoas por meio de uma tela esse “aprouch” presencial é muito importante porque estamos vendo grandes e pequenas empresas e microempresários que dificilmente conseguiriam acessar uma área de uma grande empresa. Nesse momento você coloca na mesma mesa o comprador e o ofertante. As vezes dá o match e as vezes não. Eu mesmo sou testemunha de muitos projetos foram frutos de encontros como esse aqui!”, destaca Adalberto.
O programa PDF Maranhão é gerido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), e é mantido pelas indústrias Alumar, Eneva, Equatorial Maranhão, SOLAR Coca-Cola e Vale, além de contar com 28 empresas apoiadoras e a parceria de diversas instituições ligadas ao comércio e indústrias locais.