Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Sistema FIEMA celebra o Dia da Indústria com ações marcantes


Data: 24 de maio de 2022
Crédito: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV
Fonte da notícia: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV

O Dia da Indústria, 25 de maio, será celebrado com ações marcantes pela FIEMA ao longo desta semana – a principal delas é a realização da 4ª edição da Expo Indústria Maranhão, realizada pelo Sistema FIEMA (FIEMA, SESI, SENAI e IEL) e pela CNI. A feira, que acontece de quinta-feira (26) a domingo (29) no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma), mobiliza toda a classe industrial do estado e outros setores fundamentais da economia maranhense. São aguardados para visitar o espaço mais de 25 mil pessoas. A expectativa é gerar R$ 280 milhões em negócios locais e internacionais.  

 

Com o tema Indústria Sustentável, a Expo Indústria Maranhão 2022 desafia o setor para uma adaptação capaz de modificar práticas efetivas na produção econômica do estado. Segundo o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, a feira é uma vitrine para os negócios maranhense. “Estamos em busca de uma nova cultura, um modo de produzir capaz de priorizar o crescimento equilibrado. Geralmente, a indústria é vista como um vilão do meio ambiente, mas ressaltamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. A vitrine de nossa feira produz tanto oportunidades econômicas quanto convida os empresários a renovar a indústria, tornando-a cada vez mais sustentável”, explica Edilson Baldez. 

 

AÇÃO – Ainda em comemoração ao Dia da Indústria, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) realiza o plantio de mudas de árvores nativas no Parque Ecológico do Itapiracó, na manhã desta quarta-feira, (25). O plantio é um ato simbólico que marca a véspera da Expo Indústria Maranhão 2022, representando a compensação do carbono, um investimento para minimizar os impactos ambientais causados pelo evento, que ocorre de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos.  

 

O plantio é uma iniciativa da parceria entre a FIEMA, a ALUMAR, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Prefeitura de São Luís. “Neste Dia da Indústria, essa é a nossa prática sustentável para neutralizarmos o carbono emitido durante as nossas atividades na Expo Indústria Maranhão. O importante é que sabemos que essa compensação vai gerar benefícios ambientais na mesma proporção dessa emissão de carbono e nós precisamos olhar para essa questão com esse comprometimento e incentivar as empresas a assumirem as suas responsabilidades ambientais e reduzir seus impactos no meio ambiente”, diz o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.  

 

Os gases de efeito estufa podem ser compensados com o plantio de árvores. Essa compensação de CO² pode ser realizada por meio da restauração de florestas nativas ou a implantação de florestas comerciais. O Brasil, neste contexto, possui papel de grande importância, pois é o país considerado com a maior biodiversidade do planeta, concentrando mais de 20% das riquezas naturais mundiais da fauna e da flora. A realização de um evento, por exemplo, é capaz de lançar algumas toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, mesmo não sendo um processo industrial. A técnica de plantio de árvores também é o método mais acessível para pessoas físicas que desejam neutralizar suas emissões diárias de CO².  

 

INDÚSTRIAS EM NÚMEROS - Atualmente, o Maranhão conta com mais de 8 mil estabelecimentos industriais, segundo dados do último Perfil da Indústria - FIEMA, lançado em fevereiro deste ano. As empresas do setor industrial geraram um total de R$ 14,6 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) maranhense, um equivalente a 17,3% do total do PIB. A indústria é o segundo setor mais produtivo no estado, sendo o ramo de comércio e serviço o primeiro e a agropecuária o terceiro. Conforme Edilson Baldez, o momento é de aceleração e busca por desenvolvimento seguro e sustentável. “Estamos buscando com a Expo Indústria uma retomada da aceleração, sob a égide de um crescimento que minimize ou mitigue todo e qualquer impacto ao meio ambiente e à sociedade”, ressalta o presidente da FIEMA. 

 

A indústria do Maranhão emprega 88.512 pessoas (dados de 2022), representando 16,7% do emprego formal do estado. O Maranhão representa 5,5% do emprego industrial do Nordeste. Atualmente, os setores industriais mais atuantes no estado são os serviços industriais de utilidade pública (31,2%), os serviços da indústria da construção (26,4%), os serviços da indústria da metalurgia (10,5%), a indústria da celulose e papel (10,4%) e a indústria da extração de minérios (8,6%), ainda conforme dados do Perfil da Indústria – FIEMA.  

 

Um dos ramos que mais cresceu nos últimos anos, foi a indústria da celulose e do papel. Desde 2013, são mais de 6,5 mil empregos gerados e uma produção de 1,69 milhão de toneladas de celulose e 60 mil toneladas de papéis sanitários, atendendo não só o mercado local, mas toda a população maranhense. “Além de impulsionar ainda mais a economia, essas iniciativas têm gerado emprego e renda para o Maranhão. Seguimos com o compromisso de alavancar o desenvolvimento econômico e social da região, colocando em prática no dia a dia de nossas operações, nosso Propósito Organizacional de ‘Renovar a vida a partir da árvore’”, pontua José Wilhelms Ventura, gerente executivo industrial da fábrica Suzano Papel e Celulose, Unidade Maranhão. 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste