SÃO LUÍS – Representando o setor industrial, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, participou da abertura da Expoema 2023, na noite do domingo, 3 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. Na cerimônia, da qual participaram autoridades como o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, e o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Ricardo Ataíde, o líder empresarial destacou a importância do evento agropecuário para o setor produtivo.
“São partícipes da Expoema os criadores, os agricultores, os industriais, os comerciantes. É uma grande festa da pecuária e da indústria do Maranhão, por isso nós estamos aqui, com o SESI e o SENAI, trazendo soluções não somente para o setor industrial, mas também para o agronegócio”, disse o presidente da FIEMA, que estava acompanhado da diretoria da entidade, representada pelos vice-presidentes executivos, Celso Gonçalo e Cláudio Azevedo; pelo 1º secretário, Pedro Robson Holanda; pelo 2º tesoureiro, João Batista Rodrigues; além da diretora Ana Rute Mendonça.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, fez questão de visitar o espaço do Sistema FIEMA na Expoema, junto com sua comitiva, e experimentou os pratos preparados nas oficinas de alimentação e nutrição oferecidas pelo SESI durante o evento agropecuário. O governador ressaltou a massiva participação da população na Exposição. “É a Exposição em que eu mais vi gente presente nesse palco aqui, e com muito entusiasmo”.
Já o prefeito Eduardo Braide, em seu discurso, ressaltou que a Expoema faz parte da história da cidade e destacou os segmentos envolvidos na realização do evento, como o a indústria e o comércio, para a geração de renda para a população. “A Expoema é um ambiente de negócios, de melhoramento genético, por isso, meus cumprimentos a todos os criadores e criadoras do Maranhão”.
A 63ª Exposição Agropecuária do Maranhão segue até o dia 10 de setembro e promete movimentar não apenas o setor do agro, mas outros segmentos como construção civil, serviços gerais, alimentação, entretenimento, turismo e a cadeia produtiva da cultura.
Para o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do CIEMA, Cláudio Azevedo, que por anos esteve à frente da Ascem, a Exposição é um evento de grande relevância para o setor do agro, da agricultura, da agroindústria. Ele informou que o evento completa 63 anos de existência este ano, e já faz parte do calendário festivo e cultural da população maranhense. “É muito importante a presença da FIEMA na Expoema. Mostra e reforça o entrelaçamento entre a agricultura, a pecuária, e o agronegócio também, além da cultura familiar com a indústria”.
Durante todos os dias de Expoema, as unidades móveis do SESI e do SENAI estarão no evento oferecendo oficinas gratuitas na área de alimentação. Além disso, equipes do IEL, SESI e SENAI participam apresentando os serviços voltados para as empresas e comunidade.