Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Pedro Janot destaca cultura da liderança em sua palestra na Expo Indústria Maranhão


Data: 10 de novembro de 2023
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Veruska Oliveira
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS - O segredo de um líder de sucesso está no modo como ele se relaciona com seus liderados. Este foi o principal ensinamento da palestra “Gestão humanizada como ferramenta de sucesso nos negócios”, proferida pelo consultor, empresário e investidor Pedro Janot, nesta sexta-feira (10), na Expo Indústria Maranhão. A feira, realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e pela CNI, fica aberta até domingo (12) no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). Dono de uma carreira de sucesso, com a passagem pela liderança de grandes empresas como Azul, Mesbla, Lojas Americanas e Zara, Pedro Janot tocou o público com sua trajetória profissional e pessoal. Ele se proferiu sua palestra no Espaço Plenarium, um dos mais disputados da Expo Indústria.  

Pedro Janot relatou como em sua carreira a aplicação da inteligência na gestão e na compreensão da experiência do cliente foram determinantes. Para tanto, ele fez uma análise de caso de sua passagem como CEO na Azul Linhas Aéreas, a qual sob sua liderança foi reconhecida como uma das melhores empresas de aviação do mundo. “Se você tem sonhos, valores e ritos, você desenvolve uma cultura. Neste momento, você está pronto para contratar e gerir. Para tocar tudo isso, a gente tem de ter líderes e este é um animal raro, que tem de ser procurado e treinado. Ele precisa entender que o comando é concedido e não conquistado. Preciso encontrar um líder que me ajude a tocar a empresa para frente. Só vai conhecer falando com seus funcionários de todos os níveis”, disse.  

Na exposição, o consultor ainda refletiu sobre dados contemporâneos, como a grande insatisfação dos trabalhadores hoje com seus empregos. “Uma pesquisa norte-americana mostrou que 57% dos trabalhadores estavam insatisfeitos com seu trabalho. As pessoas têm uma vida curta e quem quer trabalhar onde não gosta? Para manter a chama acesa no peito das pessoas e dos colaboradores, são fundamentais os ritos: encontros, chegar mais perto, conversa aberta, informações claras, reconhecimento, comemoração. Quando você tem uma conversa aberta, quando está próximo dos outros executivos, tem-se uma cultura muito mais estruturante. A informação clara se baseia na informação oficial e no evitar da informação não-oficial. O brasileiro comemora muito pouco e pouco é reconhecido”, analisou o empresário. 

LÍDER - A gestão humanizada foi um dos pontos fundamentais ressaltados pelo palestrante na comunicação. Ele deixou claro que as empresas hoje em dia precisam ter conhecimento sobre as melhores formas de como lidar com seus colaboradores e verificar os processos para conhecer como dar uma melhor entrega aos seus clientes. “O gestor precisa ter uma relação muito clara com o seu colaborador. Deve conhecê-lo bem. Saber como é a sua equipe e como capturar o que ela tem de melhor. Sobretudo, precisa aprender a viver com eles. O lugar do gestor nunca será distante do seu liderado. Precisa estar ao lado do colaborador. Este é o caminho de sucesso de qualquer líder”, explicou o empresário.  

Segundo Janot, o líder é quem orienta as pessoas. “A técnica é necessária, mas não chega perto da orientação de um bom líder. Tem de ter ego no bolso. Não deve ser orgulhoso. O ser humano é indivisível — ficou evidente na pandemia, nas reuniões on-line, quando os filhos atravessavam a rotina de trabalho dos pais. O líder precisa entender esta indivisibilidade”. 

A plateia não ficou em silêncio diante da palestra de Janot. Foram muitas as perguntas do público e algumas delas por fãs que acompanham o consultor e empresário em suas redes sociais. Uma das admiradoras do ex-CEO da Azul que assistiu à palestra foi a estudante Brenda Bergman, acadêmica do curso de Administração do CEUMA. “Para mim como acadêmica de administração, a palestra foi muito inspiradora. Janot falou muito sobre liderança e sobre cultura organizacional. Isso são dois pilares que direcionam os resultados principalmente das empresas e das pessoas como organismos dentro da empresa. Ele também comentou um pouco sobre o medo, que para mim é algo um pouco limitador, mas, nas palavras dele, apareceu como algo inspirador. À medida em que temos medo de fazer alguma coisa, por exemplo, de sair da sua zona de conforto, quando você faz isso, quando lida com o seu medo vive uma evolução. Ele é um profissional muito inspirador mesmo”, comentou ela. 

Ao final da palestra, Janot recebeu uma lembrança da EXPO das mãos do 1º secretário da FIEMA, Pedro Robson de Holanda e do superintendente corporativo da FIEMA, Marcus Chaves.   

Com o objetivo de promover a diversidade da indústria maranhense e de seus fornecedores, a Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. A feira tem o patrocínio de: Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, Vale e VLI. Para conhecer a programação e se inscrever, acesse o site www.expoindustriama.com.br

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste