IEL aposta na gamificação para apresentar seus serviços na Expo Indústria Maranhão

Data: 11 de novembro de 2023
Crédito: Cocev Imperatriz
Fonte da notícia: Cocev Imperatriz

SÃO LUÍS - Contribuir com a formação de estudantes e empresários tem sido uma missão constante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e, neste sábado (11), quem passou pelo estande da entidade na Expo Indústria Maranhão conheceu um pouco mais desse desafio. Ao oferecer uma experiência dinâmica e divertida, o espaço tem sido um dos mais visitados pela feira, realizada pelo Sistema FIEMA (IEL, SESI, SENAI e Federação) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Multicenter Negócios e Eventos, no Cohafuma.

Segundo a assessora técnica do IEL, Bruna Licá, a proposta do estande é totalmente diferente das edições anteriores. “Nós estamos trabalhando em algo mais dinâmico e interativo para o público. O que graças a Deus tem trazido muitos visitantes. Nos dois primeiros dias do evento, tivemos um espaço bem movimentado”, afirmou Licá. “Para quem não conhece o instituto, a missão dele é formar profissionais para os desafios da indústria do Maranhão. Por isso, além de meios de formação, oferecemos capacitação para profissional com foco em indústria e gestão”, continuou.

Em dois totens, o público pôde se divertir e ao mesmo tempo aprender por meio de jogos interativos, como caça-palavras, forca, quiz e jogo da memória e outros. Todo o conteúdo dos aplicativos envolve os serviços oferecidos pelo IEL. “O que queremos é apresentar a missão do IEL, o que a entidade faz e como podemos ajudar a sociedade maranhense. Estamos apostando numa faixa mais jovem da população - por isso, pensamos na gamificação como ferramenta didática. Porém pessoas de todas as idades têm nos visitado”, explicou Bruna Licá.

Foi o aspecto lúdico do estande do IEL que atraiu a atenção do jovem casal de amigos Douglas Rafael Araújo e Ana Tereza Menezes. “Enquanto caminhávamos pelo pavilhão, vimos os totens e pensamos que podia ser divertido. Foi bem interessante a dinâmica de jogo. Isso dá uma diversificada e abrange várias áreas de cognição, tanto o jogo da memória, quanto um quiz de perguntas. É legal. Aprender com games é algo ideal para um ambiente animado, como a feira. É um saber que não fica restrito aos textos, mas acaba envolvendo um mundo de imagens. É mais dinâmico e mais atrativo”, considera Douglas Araújo.

A professora de português, espanhol e redação Márcia de Paula Miranda também interagiu com os totens. “Toda a feira está muito legal. Gostei do tema deste ano, que fala de inovação e futuro. O estande do IEL está dinâmico e animado. Eu gosto de joguinhos assim, que são educativos e tudo mais. Não é só aquele lugar negócio de entrou e ganhou o brinde. É bem divertido, informa tudo que é necessário e a equipe é muito bacana também”, disse ela.

Com o objetivo de promover a diversidade da indústria maranhense e de seus fornecedores, a Expo Indústria Maranhão 2023 acontece até domingo (12), no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. A feira tem o patrocínio de: Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, Vale e VLI. Para conhecer a programação e se inscrever, acesse o site www.expoindustriama.com.br.