Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



SESI-MA apresenta plataformas inovadoras para qualidade de vida e SST


Data: 12 de novembro de 2023
Crédito: Cocev Imperatriz
Fotos: Divulgação
Fonte da notícia: Cocev Imperatriz

SÃO LUÍS – Com os avanços tecnológicos surgem novas soluções para garantir mais qualidade para o desempenho das atividades do trabalhador e no setor industrial inovação é a palavra-chave. Por isso, o Serviço Social da Indústria no Maranhão (Sesi-MA) está apresentando dois programas inovadores na 5ª Expo Indústria Maranhão: o Ergo Tech, uma plataforma que monitora os sinais vitais e a qualidade de vida do trabalhador da indústria; e o SSBot, que permite evitar riscos com o uso incorreto dos equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

As duas plataformas estão em exposição no estande institucional interativo do Sesi-MA e estão sendo apresentados à equipe de Saúde e Segurança na Indústria. O SSBot ainda está na fase piloto, mas empresas e profissionais que desejam conhecê-lo podem obter todas as informações durante a feira. Já o Ergo Tech já está disponível para a aquisição. 

O SSBot é um programa que surgiu da demanda de melhorias na segurança do trabalho do colaborador, do ambiente de trabalho e da sua integridade física. Diante deste desafio, surgiu a ideia de criar um robô que pudesse verificar se os trabalhadores estão com seus EPIs. 

A engenheira de Segurança do Trabalho, Mariana Braga, explica como funciona o SSBot. “Ele faz um scanner do corpo do trabalhador e verifica se ele está com o EPI completo. Essa identificação é feita por meio do cadastramento da matrícula ou crachá do colaborador. Neste cadastro são inseridos todos os dados desse colaborador quanto a EPIs, treinamentos e outras informações que sejam necessárias para a análise. Se o sistema identificar que o trabalhador está cumprindo todas as condições de segurança, ele é liberado para acessar o local de trabalho”, explica. 

Todas as informações cadastradas e as análises feitas pelo SSBot ficam registradas e podem ser verificadas em caso de acidente para identificar possíveis falhas de segurança por parte do trabalhador ou da empresa. Como o SSBot ainda é um projeto-piloto, seu desenvolvimento começou há apenas quatro meses, ainda está sendo trabalhada a parte de inteligência. 

Diego de Oliveira Dantas, engenheiro elétrico, informa que o SSBot usa redes neurais para fazer a detecção dos EPIs nos trabalhadores. “Ou seja, além de detectar se a pessoa está ou não usando o EPI, ele também consegue detectar o funcionário. Com isso, ele verifica o funcionário, vê quais são os EPIs que ele deveria estar usando e ainda consegue se locomover usando a inteligência. Isso permite que ele vá de uma sala para outra sem bater em obstáculos porque ele tem um conjunto de sensores para poder fazer isso por meio de uma webcam”, disse. 

 Ergo Tech - Já o Ergo Tech é uma plataforma desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Maranhão que permite coletar dados de saúde do trabalhador durante a execução de sua atividade. O programa foi apresentado no ano passado e na edição 2023 da Expo Indústria ele já está disponível para aquisição pelas empresas. 

Segundo Célia Gaspar, analista superior do Sesi-MA, o Ergo Tech trabalha baseado em dois parâmetros. “O primeiro parâmetro é de saúde, que analisa glicemia, pressão arterial, saturação entre outros com os quais é possível fazer a biopedância, mensuração corporal da pessoa como peso, altura, percentual de gordura, massa corporal, taxa metabólica basal. O outro parâmetro é a ergonomia, que é feito em um aplicativo que exporta todos esses dados em formato de relatório”, explicou. 

A coleta de dados é feita durante a execução das atividades do trabalhador, que estará usando sensores para monitorar suas funções vitais. A coleta é feita durante 30 minutos e a plataforma mensura os dados pelo período de expediente. Caso o trabalhador faça diferentes funções dentro de sua atividade laboral a coleta dos dados é feita durante cada uma das tarefas. 

 Célia Gaspar disse que durante o período de testes em empresas foi possível identificar problemas de saúde em trabalhadores. “Durante o monitoramento o trabalhador teve um pico de pressão arterial. Ela chegou a 18 e os batimentos cardíacos passaram de 150, o que poderia causar um princípio de infarto. Então, nós fizemos uma nova coleta de todos os dados e constatamos que ele era diabético”, ressaltou. 

O Ergo Tech também permite verificar a saúde mental do trabalhador por meio de testes psicológicos para memória, testes de raciocínio lógico e de percepção. “O maior objetivo dessa plataforma é permitir que as empresas identifiquem onde está o ponto de sobrecarga dos trabalhadores ergonomicamente”, assinalou. 

A Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.  

A feira tem o patrocínio de Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano e Vale. Para conhecer a programação e se inscrever, acesse o site www.expoindustriama.com.br

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste