Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



SENAI-MA apresenta projetos de capacitação e tecnologia na Expo Indústria Maranhão


Data: 12 de novembro de 2023
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Comunicação / Sistema FIEMA
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) está com as portas abertas na Expo Indústria Maranhão 2023, a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste, para mostrar para a sociedade a importância da capacitação profissional e da prestação de serviços de tecnologia e inovação para a indústria. No espaço SENAI - Indústria 4.0, a instituição está expondo diversos projetos que destacam as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como Big Data, computação em nuvem, inteligência artificial e robótica. 

Um dos principais destaques do SENAI na feira é a planta Smart 4.0, que simula todo o processo de produção nas empresas e busca mostrar aos visitantes as diferentes tecnologias e inovações presentes na Indústria 4.0. Além disso, estão sendo apresentados projetos de todas as oito unidades do SENAI, duas em São Luís, uma Imperatriz, Caxias, Rosário, Bacabal, Açailândia e Balsas, com foco em áreas como robótica, automação, eletrotécnica e TI. 

Dentre os projetos apresentados pelo SENAI, está a exibição de dois robôs, com os quais as pessoas podem interagir fazendo perguntas que são prontamente respondidas. Além disso, há uma demonstração de projetos desenvolvidos por professores e alunos da área de sistemas, tecnologia da informação (STI). Também foi criado um túnel do tempo para contar a história de 70 anos do SENAI desde a sua fundação. 

Na área de automação, um destaque do estande é o projeto apresentado pelo SENAI Imperatriz, que foi campeão nacional no desafio MECA 2023, promovido pela Mitsubishi Eletric. O projeto consiste em uma esteira que faz a seleção de materiais de natureza diversa via sensores. O diferencial é a utilização da IoT (Internet das Coisas) nesse processo, que monitora a planta industrial da Mitsubishi e faz a separação dos insumos, possibilitando a geração de relatórios instantâneos, que podem ser enviados via aplicativos, viabilizando o acesso aos resultados pelo celular. 

O diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, destaca que este ano a instituição trouxe diversas novidades para a exposição, e que os visitantes têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das duas vertentes com as quais o SENAI trabalha: educação profissional e tecnologia e inovação. 

"Estamos evoluindo a cada ano que passa e nos atualizando para que as pessoas possam entender o que é o SENAI e dando a oportunidade para que as pessoas possam interagir com os nossos professores e alunos, conhecer a nossa metodologia e entender que o SENAI tem uma capilaridade muito grande dentro do estado, de modo que estamos sempre à disposição de toda a sociedade e preocupados em formar cada vez mais profissionais para atuar na indústria maranhense", ressaltou. 

Além do estande da Expo Indústria, o SENAI também está presente no espaço Expo Summit, localizado na Arena I, em parceria com o SESI, IEL e FIEMA. Nesse espaço, são realizadas oito palestras e painéis curtos diariamente, com tecnologia silenciosa, abordando temas relacionados à feira.  

Outras parcerias também marcam a presença do SENAI na Expo Indústria Maranhão. Um exemplo é o Maranhão Fashion Week durante o qual são apresentados produtos indígenas fabricados por indígenas venezuelanos, resultado de uma colaboração entre o SENAI e o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa. Há, ainda, a parceria com a Defensoria Pública do Maranhão, no estande de vestuário, onde são expostas peças de roupa que trabalham com a economia circular. 

Com uma participação consolidada na Expo Indústria Maranhão 2023, o estande do SENAI mostra-se como um espaço de conhecimento e inovação, que visa disseminar a importância da educação profissional e tecnológica na formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho. 

UNIDADE MÓVEL - O SENAI também está oportunizando aos visitantes da Expo a participação em oficinas realizadas na Unidade Móvel de Panificação. No sábado (11), por exemplo, os inscritos puderam aprender sobre a produção de panetones com o chef João Medeiros, da indústria Farinha Rosa Branca e com o chef Francisco. A instrutora do SENAI, Geovana Campos, disse que nessas aulas, com duração de uma hora, os alunos aprendem sobre todo o processo de produção. “Queremos fomentar alunos para as novas turmas do Curso de Padeiro (noturno) e de Doces e Salgados (vespertino) em nossa unidade do Monte Castelo”, disse Geovana. 

Moradora do bairro do Monte Castelo, Ediane Vieira, era uma participante da aula deste sábado. Ela disse que foi à Expo Indústria especialmente para a oficina oferecida na Unidade Móvel do SENAI. “Estou com uma grande expectativa para o curso de panetone, pois já queria fazer há muito tempo. É sempre bom aprender novas técnicas para oferecer aos nossos clientes”, disse. 

Outra participante oficina foi Josélia Oliveira, moradora do Cohatrac. “Agradeço pela oportunidade de participar dessa oficina e acredito que esse tipo de curso, em uma unidade móvel, é acessível e contribui para o desenvolvimento das pessoas. Espero poder continuar participando de outras atividades e aprendendo cada vez mais”, afirmou. 

A Expo Indústria Maranhão 2023 segue até domingo (12) no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. 

A feira tem o patrocínio de: Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, Vale e VLI. Para conhecer a programação e se inscrever, acesse o site expoindustriama.com.br.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste