Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



“Naquilo que somos humanos, somos insubstituíveis”, aponta Andrea Iorio na Expo Indústria


Data: 12 de novembro de 2023
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Comunicação / Sistema FIEMA
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS - Qual é o futuro do trabalho? Esta foi a pergunta inicial na palestra do escritor, professor e advisor italiano Andrea Iorio, a grande atração deste domingo (12), no espaço Plenarium na Expo Indústria Maranhão. A feira, realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e pela CNI, reuniu milhares de visitantes nos últimos quatro dias no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). Iorio tratou de questões como a transformação digital dentro da economia, a posição estratégica da liderança, a inovação como ferramenta básica e a necessidade crescente das soft skills, como pensamento crítico, atitude positiva, proatividade, empatia, ética no trabalho e outras. Diante dos muitos temores que cercam o futuro do emprego, o escritor aponta uma saída: a tecnologia não pode substituir a nossa humanidade. 

Uma das grandes lições dadas por Andrea Iorio em sua apresentação foi a necessidade de aceitação da incerteza trazida pela tecnologia. “Não podemos tentar brigar com a tecnologia ou acharmos que somos insubstituíveis, mas sim entender como ela pode ajudar a gente a fazer melhor o nosso trabalho. Não podemos nos ver como vítimas de uma tecnologia”, afirmou. 

No palco, a primeira característica de Andrea Iorio ficou evidente no início de sua apresentação no Plenarium: ele é um pensador incansável. Graduado em economia pela Universidade Bocconi, em Milão (Itália), tendo Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins, em Washington (EUA), o escritor buscou lidar com o problema sociológico do futuro do trabalho desde seu primeiro livro: “O futuro não é mais como era antigamente: Os novos traços do líder em um mundo imprevisível e digital”, lançado em 2020 em plena pandemia. “Acho que a gente tem muito o que pensar. Não é a tecnologia que veio necessariamente substituir meu emprego. Ela vai substituir o meu emprego na medida que eu continuar fazendo as coisas, como sempre fiz, sem me transformar, à medida em que eu me comporto como uma máquina. Naquilo que somos humanos, somos insubstituíveis”, considerou. 

O palestrante tratou das principais características do mundo contemporâneo, mudanças que estão impactando o mercado de trabalho. A primeira dessas características, segundo ele, é que o mundo é extremamente interconectado. “O nosso cliente, o nosso colaborador, ao mesmo tempo que se relaciona conosco, ele também é usuário do Uber, do iFood, ele tem gratificação on-line. Está tudo interligado. A segunda grande característica é que tudo acontece em tempo real; é tudo para ontem. O mercado de trabalho muda de forma cada vez mais rápida, iremos ver algumas estatísticas e é, por isso, que como profissionais temos que ser mais ágeis, mais rápidos”, apontou. 

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL — Entre o grande público que encheu o auditório Terezinha Jansen, esteve Juliette Barbosa de Souza. Uma profissional que busca desenvolver novas habilidades, ela trabalha como analista de dados e gestão de estratégias, mas tem se qualificado em outras áreas. “Fiz uma pós-graduação em Marketing Digital e Negócios. Vim para a palestra porque vi nela uma oportunidade para aprender mais sobre tecnologia e o mundo digital.  Palestras que abordam o tema da inovação muito me interessam e a Expo Indústria acertou em todas as palestras deste ano”, comentou ela. 

Depois de proferir sua palestra, Andrea Iorio recebeu uma lembrança por sua participação no espaço Plenarium da Expo Indústria. O presente foi entregue pelo supervisor corporativo do Sistema FIEMA, Marcus Chaves, e pelo primeiro secretário da FIEMA, Pedro Robson. 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste