Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



FIEMA, SRTb-MA e SINDICERMA promovem reunião técnica de orientação para empresários do setor de cerâmica


Data: 19 de dezembro de 2023
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Cocev
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS Representantes das indústrias e empresários do setor ceramista participaram, nesta terça-feira (19), de uma Reunião Técnica de Orientação promovida pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado do Maranhão (SINDICERMA), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTb-MA), SEBRAE-MA, Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC-MA) e Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário do Estado do Maranhão (Feticema), no auditório da SRTb-MA.

 

A atividade faz parte da Ação Setorial Especial, um mecanismo legal que possibilita realizar fiscalizações com caráter orientativo às empresas. Entre os principais objetivos da ação estão a conformidade legal trabalhista e as condições de segurança e saúde no trabalho.

 

Em sua fala o superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão, Nivaldo Araújo, destacou que a proposta é orientar os empresários para o cumprimento da lei e diretrizes necessárias para o funcionamento regular da indústria, além da segurança dos trabalhadores, antes do começo das fiscalizações por parte do MTE. “É essencial que as empresas se regularizem, porque isso traz benefícios tanto para os empregados como para os empregadores. Precisamos combater a informalidade, que é sinônimo de concorrência desleal e prejuízo para a sociedade. Então, todos nós aqui, precisamos construir de forma coletiva um ambiente seguro que traz a segurança jurídica, mas sobretudo também a questão social”, declarou.

 

O especialista da coordenaria Técnico-executiva da FIEMA, Thiago Pontes, falou sobre o papel da Federação nessa parceria com o MTE. “O Sistema S foi convidado pela Superintendência do Trabalho a participar dando assessoria e apresentando seu portfólio de serviços, mostrando o nosso diferencial e ajudando os empresários a se precaver e se formalizar, aprendendo todas as normas possíveis do mercado”, afirmou.

 

O SEBRAE-MA e o CRC-MA também apresentaram os serviços ofertados para este público. Já o SRTb-MA mostrou aos empresários as principais normas vigentes e os cuidados necessários na preparação antes das fiscalizações.

 

 

INDÚSTRIA CERÂMICA Para o chefe da Inspeção do Trabalho da SRT-MA, Paulo Lásaro de Carvalho, o setor ceramista apresenta um quadro desafiador no Maranhão. Segundo dados apresentados pela instituição, dentre 73 setores econômicos, o de cerâmica apresenta elevados Índices de Gravidade (IG = 1,0809) e de Frequência (IF = 0,033) nos adoecimentos e acidentes do trabalho, ocupando a quinta posição em termos de índice de gravidade e a sexta posição na frequência de acidentes graves com afastamentos. O índice de informalidade no trabalho assalariado da ordem é de 52%.

 

O fator de risco relacionado a Máquinas e Equipamentos sobressaiu como aquele que causou maior gravidade nos acidentes do setor, alcançando o percentual de 45%, bem superior ao constatado no conjunto dos demais segmentos econômicos. Já o fator de risco Energia Elétrica (choque elétrico) e Queda de Materiais representou cerca de 36% dos acidentes com afastamento no setor.

 

A presidente do SINDICERMA, Teresinha de Jesus Rodrigues da Cruz, ressaltou a importância da ação para empregados e empregadores. “Estamos aqui, hoje, reunidos na Superintendência do Trabalho, trazendo essa oportunidade, juntamente com o setor patronal e laboral, em desenvolver um projeto que traga visibilidade, que traga crescimento ao setor cerâmico, gerando segurança e competitividade”, disse.

 

Quem também esteve presente no evento foi o presidente da Feticema, Jorge Mendes, representando a classe do trabalhador. “Essa ação é essencial para o nosso setor. Nós, como laboral, ganhamos, porque os trabalhadores têm que trabalhar de acordo com a lei, carteira assinada e contribuindo para os seus encargos sociais. E do outro lado, é o empregador fazendo o seu dever de casa, registrando, recolhendo os encargos sociais, cuidando da segurança, em parceria com os órgãos que estão aqui para ajudar”, afirmou.

 

O proprietário da Cerâmica Verde, Jorge Lobão, elogiou a reunião e mostrou interesse em se tornar parceiro do Sistema S. “Somos de Caxias e apesar de sermos uma empresa pequena, estamos preocupados em manter tudo conforme as leis. Fiquei muito interessado, principalmente com os serviços do SESI e do SENAI, inclusive já conversamos aqui, para fechar essa parceria”, declarou.

 

O encontro segue até essa quarta-feira (20), visando o alinhamento com as normas vigentes e aprimoramento contínuo das condições de trabalho na indústria.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste