Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Torneio SESI de Robótica da Regional Maranhão será em janeiro, em São Luís


Data: 4 de janeiro de 2024
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Cocev
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – O Torneio SESI de Robótica - Regional Maranhão, nas modalidades First Lego League Challenge (FLL) e F1 in Schools, está chegando. O tema dessa temporada é Masterpiece, fazendo referência a todas as formas de arte (música, pintura, escultura, cinema), o que exigirá muita criatividade dos competidores para completar as 15 missões do novo desafio, que ocorre entre os dias 13 e 14, no Multicenter Negócios e Eventos, no horário das 9h às 17h. 

O torneio contará com uma estrutura maior para as competições, com duas pistas de kart, que serão decoradas com o tema Super Mário Bros, para a diversão dos participantes e visitantes. Além de um cineteatro gratuito com mostras do Festival Guarnicê e uma exposição muito especial de uma obra original de Pablo Picasso, disponível para quem for prestigiar o evento. O espaço conta com um ambiente familiar, com palestras para os adultos e espaço para as crianças. 

De acordo com o superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, as novidades não param por aí. “Teremos a presença de robôs da categoria FIRST Robotics Competition (FRC), que se apresentarão para o público presente. Essa competição começou este ano no Brasil, onde estudantes do Ensino Médio constroem e programam robôs de até 54 kg e 1,5 metro de altura. O SESI-MA já se prepara para competir também nessa categoria”, afirmou. 

O gestor do SESI conta que essa nova temporada vem repleta de atrações inéditas, entre elas, a participação de escolas públicas na competição. Dentro do Torneio haverá duas disputas valendo vagas para a etapa nacional. A primeira entre equipes das escolas do SESI Maranhão e de outros estados e a segunda entre equipes de escolas públicas, privadas e equipes de garagem, que também terão a chance de disputar vagas para o campeonato nacional. Ao todo, 28 equipes da rede SESI e 42 de escolas públicas e privadas e equipes de garagem irão competir no torneio maranhense. Serão 70 equipes de FLL e 13 equipes de F1, com equipes da Paraíba, do Piauí e Alagoas na competição da FLL e do Paraná e Pará na F1 in Schools. 

A ideia é dar oportunidade para que alunos de escolas públicas possam entrar no mundo da robótica, que envolve a aprendizagem colaborativa e desenvolve habilidades curriculares nas áreas de Ciências Naturais e Humanas, Linguagens e Matemática, como afirma o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez. “Para mudar a realidade do nosso país precisamos investir em educação. A robótica é um dos caminhos para despertar nas crianças e jovens o espírito de conhecimento e união. Acredito que por meio da indústria esse programa pode ir mais longe, atingindo outras escolas e municípios”, ressaltou. 

CONHECIMENTO PARA TODOS – A ampliação do alcance da robótica no Maranhão se tornou possível graças ao Projeto “Prototipando Sonhos” do SESI-MA, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), desenvolvido em itinerância pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para crianças e adolescentes para que se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade. 

O superintendente regional do SESI, Diogo Lima, destacou que a instituição está conseguindo democratizar a robótica no Maranhão. “Criamos dois laboratórios móveis que estão levando a robótica pelo nosso estado. Podem ter certeza de que os alunos que participam nunca mais serão os mesmos. Serão mais de 40 equipes de escolas públicas disputando o nosso torneio. Isso graças ao projeto ‘Prototipando Sonhos’, que está mudando a realidade de muitas crianças que nunca tiveram contato com a robótica. Tenho certeza de que o nosso Torneio fará história mais uma vez”, declarou. 

O Torneio SESI de Robótica - Regional Maranhão é uma realização do SESI, entidade do Sistema FIEMA, com correalização da FAPEMA, SEBRAE-MA, F1 In Schools e First Lego League Challenge. O evento tem o apoio das empresas Água Viva, Bumba Alimentos, Eneva, Kart São Luís, Sesc, Rosa Branca, Sindipan, SENAI, IEL e conta com o patrocínio da Solar Coca Cola, além da Pulse e Grupo Mateus, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão. 

CATEGORIAS 

 

FLL – É uma robótica inspirada em Legos. No tapete, 15 missões estão dispostas para as equipes, que terão que pintar o sete para conseguir vencer a maioria delas e conquistar a maior pontuação possível durante o round, que dura dois minutos e meio. Cada time é formado por alunos de 9 a 15 anos. O desafio desses alunos é mostrar todo conhecimento, habilidade e união durante o torneio. 

F1 in Schools - Realizado desde 2019, o programa F1 in Schools desafia estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas SESI a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. 

Aqui, não é só a velocidade que conta, é necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Nessa preparação para o mundo profissional, os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final. 

O Torneio conta com o apoio de diversas empresas e entidades, tais como Água Viva, O Boticário, Bumba Alimentos, ENEVA, Kart São Luís, SESC, Rosa Branca, SINDIPAN, SENAI, IEL, com o patrocínio da Pulse e do Grupo Mateus por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão - SECMA, além da Solar Coca Cola. O evento tem a correalização da FAPEMA, SEBRAE, F1 In Schools e First Lego League Challenge, com a organização do Casarão da Indústria SESI, e é realizado pela FIEMA e SESI.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste