Estoque de empregos formais reduziu no Maranhão em janeiro

Data: 20 de março de 2024
Fotos: Banco de Imagens

SÃO LUÍS – O Monitoramento do Emprego Formal, pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou no mês de janeiro 19.946 admissões no mercado de trabalho formal no Maranhão. Apesar de ser um número alto, o estoque reduziu 0,13% em razão do maior número de demissões (20.777). Dentre as atividades econômicas, dois setores tiveram saldos positivos. O setor da Agropecuária, com saldo de 368 empregos e estoque de 32.536 empregados, e o setor de Serviços, com saldo de 96 empregos e 328.458 empregados.

No que se refere ao conjunto das atividades econômicas no Maranhão, houve desmobilização geral nos setores. A Indústria de Transformação (queda de 473), a Construção (variação negativa de 523) e o Comércio (-300) foram os mais afetados. O estoque de trabalhadores formais na Indústria de Transformação caiu para 43.140, ou seja, 8,63% a menos do que na Construção. Na Indústria Extrativa, houve o fechamento de 15 postos e nos serviços de Água, Esgoto e Gestão de Resíduos, queda de 43. Em síntese, o setor industrial no seu todo reduziu em 1,73% o estoque de empregos formais, na comparação com dezembro último.

Com relação ao número de trabalhadores formalizados, o maior estoque permanece no setor de Serviços. O setor de Comércio, por sua vez, assistiu ao fechamento de 300 postos e manteve o segundo maior estoque de trabalhadores (180.993). No Nordeste, os setores de Serviços e da Construção foram os principais responsáveis pelo surgimento de 16.767 e 4.942 novos postos de trabalho, respectivamente. A Indústria do Maranhão tem uma participação de 4,39% em relação ao Nordeste, enquanto a Construção participa com 8,92%.

Esses resultados provêm do Monitoramento do Emprego Formal, pesquisa feita pela FIEMA em parceria com a CNI. Outras pesquisas, sondagens e indicadores podem ser encontrados no site www.fiema.org.br