Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



FIEMA participa de debate sobre Margem Equatorial na ALEMA


Data: 27 de março de 2024
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS- O especialista em Política e Indústria do Observatório Nacional da Indústria, que faz parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Danilo Severian, realizou uma apresentação sobre o simulador de impacto econômico com a exploração petrolífera na margem equatorial brasileira. A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), com a presença do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Casa, deputado estadual Júlio Mendonça, o deputado estadual Cláudio Cunha e o coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda.

De acordo com Danilo Severian o simulador é uma importante ferramenta para entender os benefícios que a exploração da Margem trará para a população. “Nós trouxemos os números de impacto no PIB, no emprego, arrecadação em royalties, tributos indiretos, enfim, todos os indicadores econômicos e socioeconômicos relevantes para essa atividade aqui na margem equatorial. Ela tem grande potencial de transformar as dinâmicas regionais do Norte e Nordeste, viabiliza recursos para a transição energética, para a diversificação energética do país e tem um grande potencial de fazer frente às mazelas sociais aqui da região” afirmou.

 

A exploração da Margem Equatorial é tema prioritário na FIEMA e vem sendo colocado em debate pela entidade empresarial desde 2020, com o apoio à elaboração da nota técnica que destacava a presença de petróleo na região da Bacia Pará - Maranhão, com a possibilidade de existência de cerca de 20 a 30 bilhões de barris de petróleo, o que seria um novo pré-sal. Para Carlos Jorge, a transição de energia não indica o fim do Petróleo. “O crescimento das Energias limpas não indica que o uso do Petróleo acabará. Pelo contrário, o uso dessa fonte ainda acontecerá por muito tempo. Claro que necessitamos fazer uma transição energética justa de forma gradual, responsável e crescente, sempre buscando a diversificação com consciência. Pensando sempre no desenvolvimento sustentável, que é uma forma de garantir a perenidade do benefício dessa arrecadação”, ressaltou.

 

O Deputado Júlio Mendonça falou sobre a importância de debater o tema e o papel da FIEMA como facilitador. “Em primeiro lugar quero agradecer a FIEMA por fazer essa ponte e trazer uma pessoa gabaritada como o Danilo. Ela é a casa da indústria que fomenta e conduz esse debate. É um tema atualíssimo, que tem um impacto direto na economia do Maranhão, na questão do meio ambiente, e que nós aqui da casa, nós deputados, não podemos ficar de fora desse debate. Eu particularmente defendo a exploração da margem equatorial com muita responsabilidade, com muito cuidado e com muito zelo pelo nosso povo, porque entendemos que é uma oportunidade de gerar emprego e renda”, declarou.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste