SENAI-MA participa do evento “Transformar Juntos” do Sebrae

Data: 9 de abril de 2024
Fotos: Divulgação / Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – Nesta terça-feira, 9, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza o evento “Transformar Juntos”. Em convite da instituição, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) esteve presente com um estande, levando inovação tecnológica aos visitantes. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e presidente do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez das Neves, prestigiou a abertura do evento, acompanhado do vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz. Eles foram recebidos pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo.

O SENAI fez apresentações do que se pode encontrar nos cursos do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Raimundo Franco Teixeira, localizado no bairro Monte Castelo, em São Luís. “Hoje estamos aqui para apresentar um pouco das tecnologias da indústria 4.0 e as tendências que são necessárias para os desafios da indústria do estado do Maranhão”, declarou Raimundo Arruda, diretor regional do SENAI.

INDÚSTRIA 4.0 - Os dois braços robóticos em exposição no evento chamaram a atenção do público. Um deles simulava o processo logístico industrial e o outro acopla canetas para desenho ou escrita. Os equipamentos fazem parte da base tecnológica utilizada nos cursos das áreas de Automação e Eletroeletrônica do SENAI.

Os visitantes ainda puderam interagir com as máquinas. “A gente vê toda linha de montagem dos braços mecânicos e toda linguagem de programação em atuação. E percebemos a importância para as empresas de ter recursos como os do SENAI, que usam a tecnologia a favor da melhoria do desempenho da indústria”, destacou Ronald Martins, estudante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em visita ao estande da entidade.

Além dos braços robóticos, quem foi ao evento conheceu os cursos da plataforma Futuro.Digital nas categorias Automação e Eletroeletrônica, Tecnologia da Informação, Energia, Gestão e Construção e aprendeu sobre como se inscrever nas oportunidades que o SENAI oferece.