FIEMA integra assinatura de memorando entre Eletrobras e Estado do Maranhão para desenvolvimento de Hidrogênio Verde

Data: 30 de abril de 2024
Fotos: Nestor Bezerra

SÃO LUÍS – O vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Luiz Fernando Renner, participou do ato de assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Eletrobras e o governo do Maranhão, na segunda-feira, 29 de abril. O documento sela uma parceria entre poder público e privado, cujo foco é o abastecimento de energia renovável na cadeia de produção de hidrogênio de baixo carbono em projetos industriais futuros a serem instalados no Estado do Maranhão.

"Esse evento é histórico para o Maranhão, em que a Eletrobras praticamente mergulha, aqui, na geração de hidrogênio verde, o combustível do futuro, que vai possibilitar uma transição energética e tranquila, embora possa ser um pouco mais longa, do nosso estado. A Federação das Indústrias está no seu papel de apoiar as ações do governo do Maranhão, voltadas para o desenvolvimento do Estado. Esse é o primeiro passo, na realidade, uma grande passada que vai nos possibilitar a atração de novos investimentos para o Estado e a redução dos nossos índices de pobreza", afirmou Luiz Fernando Renner, que assinou o MoU como testemunha, representando a Federação das Indústrias, junto com o governador do Estado, Carlos Brandão, o CEO da Eletrobras, Ivan Monteiro, e o secretário da Sedepe, José Reinaldo Tavares.

O vice-presidente executivo da FIEMA também destacou que o apoio das entidades empresariais vai além do apoio institucional. “As entidades do Sistema S, do Sistema Indústria, principalmente, estão altamente qualificadas para poder trazer suporte para esses novos empreendimentos. Nós temos aí o SESI, o SENAI, que hoje têm capacidade de qualificar qualquer profissional, em nível técnico ou superior”, reforçou.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou a assinatura do memorando como um avanço para a transição energética do estado. “Nós temos energia solar, nós temos energia eólica, que são os recursos para a produção de hidrogênio verde e temos 50% da água do Nordeste. Portanto, com esses três insumos, energia solar, energia eólica e água, nós vamos conseguir avançar para que a gente possa ter hidrogênio verde, que é a energia do futuro, energia renovável.”

O secretário da SEDEPE, José Reinaldo Tavares, pontuou a importância da assinatura, visto que o hidrogênio verde é a energia que vai dominar no futuro. “Há uma corrida mundial para isso e o Maranhão tem tudo para liderar esse movimento. Essa assinatura é a garantia de energia renovável, é uma garantia de uma liderança do Estado, que vai se afirmar cada vez mais”, disse.

A Eletrobras, maior empresa de energia elétrica da América Latina, tem forte presença no Estado do Maranhão e no Nordeste, como afirmou o CEO da empresa, Ivan Monteiro. “A maior parte do investimento é feita aqui, nessa região. Por quê? Por sua vocação natural, sua infraestrutura de logística, sua presença geográfica, sua proximidade com os países que irão consumir o hidrogênio verde. E a Eletrobras não só será uma provedora dessa infraestrutura, como estimulará a transição energética de indústrias tradicionais como, por exemplo, a siderurgia”.

Segundo a Eletrobras, o MoU reafirma o objetivo da empresa de reforçar o protagonismo na transição energética, oferecendo soluções sustentáveis para os clientes, sobretudo indústrias intensivas no uso de energia elétrica.

Além de contar com um Programa Estadual de Hidrogênio Verde (PEH2V), lançado recentemente, o Estado tem ampla malha ferroviária, porto como grande instrumento logístico voltado para o Atlântico e importantes linhas de transmissão e subestações da Eletrobras Eletronorte. Com a parceria, a empresa busca impulsionar as vocações regionais, reforçando seu protagonismo na transição energética.