Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



FIEMA e Sindicerma realizam evento sobre convenção coletiva e blindagem sindical


Data: 19 de fevereiro de 2025
Crédito: Cocev Imperatriz
Fotos: Divulgação
Fonte da notícia: Cocev Imperatriz

IMPERATRIZ – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN) e o Sindicato da Indústria Cerâmica para Construção do Estado do Maranhão (Sindicerma), realizou na terça-feira (18), uma reunião técnica com o objetivo de esclarecer a aplicação da nova Convenção Coletiva de Trabalho, agora com abrangência estadual, para o setor cerâmico. O evento reuniu empresários, contadores e representantes do setor para discutir as mudanças e suas implicações.
Durante a reunião, foram abordados postos-chave da convenção, como contribuições sindicais, antecipação salarial e os serviços jurídicos necessários para o cumprimento das novas normas. O encontro teve como objetivo fornecer informações claras para ajudar os empresários a se ajustarem às novas exigências legais do setor.
 
O presidente do Sindicerma, Benedito Mendes, destacou a importância do evento. "Nosso objetivo foi fornecer aos participantes as informações necessárias para que possam adaptar suas práticas empresariais às mudanças da convenção coletiva e garantir a conformidade com a legislação".
 
Após a reunião técnica, a advogada Ana Luiza Castro, especialista em Direito do Trabalho, Coletivo, Sindical e Civil, ministrou uma palestra sobre Blindagem Sindical. A palestra abordou estratégias jurídicas que as empresas podem adotar para proteger suas operações contra riscos trabalhistas e sindicais, além de fornecer soluções práticas para garantir a segurança jurídica nas relações trabalhistas.
 
"Adotar práticas jurídicas eficazes é fundamental para minimizar o risco de litígios e garantir que as empresas operem dentro das normas trabalhistas e sindicais", afirmou a advogada Ana Luiza Castro.
 
O evento encerrou com uma sessão de perguntas e respostas, permitindo que os participantes tirassem dúvidas sobre os tópicos abordados.
“A realização deste evento foi de extrema importância para todos nós, empresários do setor cerâmico. As mudanças na convenção coletiva trazem novos desafios, e foi fundamental entender, com o auxílio de profissionais qualificados, como adaptar nossa gestão e operação”, afirmou o empresário do setor cerâmico em Imperatriz, João Alves.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste