Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



FIEMA mapeia as principais cadeias produtivas do Maranhão


Data: 27 de março de 2025
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Nestor Bezerra
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – Lançado em fevereiro de 2024, o Inova Sindicatos tem como objetivo fortalecer a gestão dos sindicatos patronais, estimular o associativismo e promover a inovação nas cadeias produtivas da indústria maranhense. O projeto se destaca pelos eixos de atuação nas Cadeias Produtivas, Gestão Estratégica, Ecossistemas e Gestão Inovadora. Os resultados do Inova Sindicatos foram apresentados ao público na última quarta-feira (26/03), durante a 1ª edição do Conecta Sindicatos de 2025, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).

 

O objetivo do Inova Sindicatos, executado pela FIEMA em parceria com o SEBRAE-MA, é fomentar a competitividade dos microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e empreendedores informais de pequeno porte por meio do fortalecimento da gestão dos sindicatos patronais e do apoio ao associativismo da indústria maranhense.

 

Edilson Baldez, presidente da FIEMA, afirmou durante o 1º Conecta Sindicatos 2025 que o mapeamento das principais cadeias produtivas é fundamental para que sindicatos e empresas possam identificar as necessidades do mercado e investir em áreas que gerem mais emprego e renda. “A coleta de informações sobre as carências e deficiências de cada segmento é vital para o crescimento das empresas e do estado, o que reforça a importância de um trabalho colaborativo entre todos os envolvidos”, acrescentou. O superintendente da Federação, César Miranda, antecipou que será iniciada ainda este ano uma segunda versão da iniciativa, que passa a se chamar Inova Indústria. “Há necessidade de um planejamento eficaz que melhore a organização sindical”, frisou.

 

EIXOS DE ATUAÇÃO - Nos eixos da Gestão Estratégica, Ecossistemas e Gestão Inovadora, consultores do Inova Sindicatos visitaram 46 indústrias em 30 municípios maranhenses. Ao longo do projeto, foram realizadas 101 ações planejadas e/ou implementadas, com um índice de execução de 70,3%. O impacto positivo se refletiu em diversas frentes: 3.000 horas de consultoria prestadas a sindicatos, empresas e profissionais; 40 eventos setoriais apoiados diretamente; promoção de cinco feiras setoriais - como a Oktoberfest Maranhão 2024 e a Investir 2024 - e de nove ações estratégicas de gestão; realizadas 13 missões empresariais e 34 projetos setoriais propostos, abrangendo inovação e desenvolvimento industrial.

 

Já no eixo Cadeias Produtivas foram mapeados 20 setores industriais. O resultado foi transformado em um dossiê para que os sindicatos validem as informações e possam implementar as ações. A consultora Catharine Sant’Anna detalhou que foram identificados 252 fatores críticos de sucesso e elaborados Planos de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas com 561 ações. “O monitoramento de indicadores de desempenho é essencial para garantir eficiência e resultados do Plano de Desenvolvimento. Essas métricas permitem decisões estratégicas baseadas em dados, orientando os executivos a priorizarem ações”, explicou.

 

Durante sua execução, o projeto mapeou desafios significativos enfrentados pelos setores como um todo, como a alta dependência de insumos importados, a falta de mão de obra qualificada, baixa produtividade, dificuldade na aquisição de maquinário e na emissão de concessões e licenças, necessidade de compras coletivas e a resistência à formalização trabalhista. Além disso, o alto custo de produção e a dependência de investimentos públicos também foram fatores críticos identificados.

 

A consultoria do Inova Sindicatos foi realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), executor técnico da iniciativa. Em resposta a esses desafios, o Inova Sindicatos promoveu estratégias para aumentar a competitividade, incluindo capacitação de mão de obra em parceria com instituições como SENAI, SEBRAE e FIEMA. A digitalização das indústrias e a inovação em processos produtivos também foram incentivadas. A coordenadora do IEL, Michele Frota, reforçou que os dossiês contêm estratégias individualizadas para cada sindicato e servirão como base para ações futuras. O consultor Raul Loyola explicou que além dos diagnósticos inicial e final, os sindicatos receberam um planejamento estratégico, um plano de comunicação com base nas demandas de cada setor, um plano de defesa de interesse, um mapeamento de ecossistemas e um relatório final de ações inovadoras propostas e implementadas.

 

Entre os 20 sindicatos que participaram do Inova Sindicatos estão o Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas) e o Sindicato das Indústrias de Carvão Vegetal do Estado do Maranhão (SICAM). A presidente do Sindibebidas, Tânia Miyake, disse que o Inova Sindicatos foi fundamental para abrir oportunidades de fomento à inovação para as empresas do setor.

 

“Além do diagnóstico individualizado, participamos de eventos promocionais e a Cervejaria Dona ficou em primeiro lugar na categoria Indústria no Tecnova 3 graças à contribuição da consultoria”, relembrou. Já Bruna de Sousa Fernandes, presidente do SICAM, falou que o Inova Sindicatos veio para transformar e realmente inovar a forma de olhar a indústria. “Veio para nos ajudar a nos conectar, tanto com fornecedores, tanto com a parte trabalhista, quanto para melhorar o nosso processo produtivo como um todo”, resumiu.

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste