Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



CBIC firma convênio com MDS para inserção de trabalhadores na construção civil


Data: 2 de abril de 2025
Crédito: CBIC
Fotos: Divulgação/CBIC
Fonte da notícia: CBIC

SÃO LUÍS – A Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC firmou um convênio com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS para ampliar a inserção de trabalhadores de baixa renda no setor da construção civil. No Maranhão, a iniciativa será conduzida pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão - Sinduscon-MA, entidade filiada à FIEMA – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão.

 

A ação faz parte do Programa Acredita no Primeiro Passo, criado pela Lei nº 14.995, de 10 de outubro de 2024, que engloba iniciativas do Governo Federal em parceria com Estados, Distrito Federal, municípios, organizações públicas e o setor privado, visando superar a exclusão social e promover a autonomia socioeconômica de trabalhadores cadastrados no Cadastro Único - CadÚnico por meio da geração de renda e do empreendedorismo.

 

O objetivo é reduzir o déficit de mão de obra qualificada, conectando os trabalhadores inscritos no CadÚnico a oportunidades de emprego. Segundo o presidente do Sinduscon-MA e vice-presidente da CBIC, Fábio Nahuz, a ação busca solucionar um gargalo histórico do setor.

 

“Nos últimos anos, identificamos que muitos trabalhadores deixaram o mercado devido às restrições do programa Bolsa Família, que impedia a continuidade do benefício em caso de contratação formal. Com o convênio, esses trabalhadores poderão ingressar no setor sem perder o benefício por um período de dois anos”, explicou.

 

O levantamento das vagas será realizado por meio de um formulário online, disponibilizado para as empresas. Os dados serão enviados ao MDS, que fará o contato com os candidatos elegíveis. Em seguida, as informações dos trabalhadores serão repassadas às empresas.

 

Além da oportunidade de contratação, o programa prevê a qualificação dos trabalhadores. “Quem já tiver experiência na construção civil poderá ingressar diretamente no mercado. Aqueles que ainda não possuem formação serão capacitados por meio de cursos oferecidos pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e pelo Governo Federal”, destacou Nahuz.

 

O déficit de mão de obra no setor é significativo. De acordo com Nahuz, mais de 10 mil vagas estão abertas no Maranhão. “Com as novas tecnologias, o número de trabalhadores por canteiro foi reduzido, mas a carência de profissionais qualificados persiste. No estado, mais da metade da população recebe o Bolsa Família. O convênio permitirá que essas pessoas ingressem no mercado de trabalho com carteira assinada, garantindo a estabilidade financeira de suas famílias enquanto se adaptam à nova rotina”, concluiu.

 

As empresas interessadas em participar do programa podem acessar o formulário no link: bit.ly/4kNFksw. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cprt@cbic.org.br ou pelo WhatsApp do Sinduscon-MA, (98) 99207-5842.

 

Veja como funciona o convênio?

  1. Mapeamento das vagas: A CBIC solicitará apoio das entidades associadas para levantar as oportunidades disponíveis no setor.
  2. Formulário online: Empresas interessadas em contratar trabalhadores cadastrados no CadÚnico deverão preencher um formulário padrão (https://bit.ly/4kNFksw).
  3. Divulgação pelas entidades: O Sinduscon-MA e outras entidades vinculadas à CBIC compartilharão essas informações com suas empresas afiliadas.
  4. Encaminhamento ao MDS: A CBIC consolidará os dados e enviará ao MDS a relação de vagas abertas, segmentadas por cargo e localidade.
  5. Contato com os trabalhadores: O MDS entrará em contato com os trabalhadores inscritos no CadÚnico para verificar o interesse nas vagas.
  6. Encaminhamento dos candidatos: O MDS repassará à CBIC os dados dos candidatos interessados.
  7. Acesso às empresas: A CBIC enviará às empresas a relação dos trabalhadores elegíveis para seleção e entrevistas.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste