Sistema FIEMA reforça integração entre indústria e agronegócio na Agrobalsas 2025
Data: 13 de maio de 2025
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Fotos: Divulgação/Sistema FIEMA
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos
BALSAS – A 21ª edição da Agrobalsas foi aberta oficialmente na última segunda-feira (12), no município de Balsas, Sul do Maranhão, e conta com presença institucional do Sistema FIEMA, que apresenta um conjunto de soluções inovadoras voltadas à qualificação profissional, saúde, educação e tecnologia, áreas fundamentais para o fortalecimento do agronegócio e da indústria regional.
Considerada uma das maiores feiras do agronegócio do país, a Agrobalsas 2025, organizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), tem como tema “Construindo Pontes”, com foco na integração entre o campo e a cidade, o setor produtivo e a inovação, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade.
Ao longo de cinco dias, o evento reúne expositores de todo o Brasil, vitrines tecnológicas, painéis temáticos, oficinas práticas e espaços de demonstração, com destaque para temas como agricultura regenerativa, precificação do carbono, conectividade digital no campo e inclusão produtiva. É neste ambiente estratégico que o Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) consolida sua presença, conectando a indústria à realidade do agronegócio e apresentando iniciativas que impactam diretamente o cotidiano dos produtores, empresários, trabalhadores e estudantes da região.
“Estamos construindo pontes entre o agronegócio e a indústria”, afirmou Cláudio Azevedo, presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e presidente do Centro das Indústrias do Maranhão (CIEMA). “Balsas e toda essa região respiram desenvolvimento e crescimento econômico, e a Federação não poderia ficar à margem desse processo. Reconhecemos a importância da Agrobalsas para o setor produtivo maranhense”, reforçou.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também visitou o estande do Sistema FIEMA e destacou a sinergia entre os setores. “O agro produz e a indústria agrega valor. Precisamos andar juntos. A industrialização transforma, gera emprego e renda. A FIEMA é uma grande parceira do Estado, inclusive no combate à fome com ações de qualificação e geração de oportunidades por meio do SENAI”, afirmou.
INDÚSTRIA FORTE - Entre as ações das entidades que compõem o Sistema FIEMA, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) promove atendimento consultivo, divulgação de serviços e cadastro de estudantes interessados em vagas de estágio — incluindo oportunidades já abertas no município de Balsas. A presença do IEL-MA marca também a inauguração do novo escritório local, que entra em operação neste mês de maio. Com abordagem direcionada tanto a empresários quanto ao público jovem, o IEL apresenta seu portfólio por meio de jogos gamificados, QR codes, orientações sobre o IEL Carreiras e escuta ativa da comunidade para ofertar cursos alinhados às necessidades locais.
Na área da educação e da saúde, o SESI-MA oferece experiências interativas com ferramentas tecnológicas aplicadas ao ensino, como o Minecraft Education, plataforma CORDERZ, equipamentos do laboratório LABDISC e instrumentos como carro de retropulsão, banco óptico e plano inclinado. Professores e técnicos demonstram práticas com braço robótico, microcontroladores e experiências científicas ligadas ao currículo escolar.
Na área de saúde e segurança, o SESI-MA apresenta soluções inovadoras como o robô de autoatendimento por telepresença, que permite videoconferência, inspeções virtuais e orientação remota em Saúde e Segurança no Trabalho (SST). A nova Unidade Móvel de Saúde também está presente, com três consultórios (pediatria, oftalmologia e clínica geral), além de jogos educativos voltados à prevenção de acidentes e promoção da saúde no ambiente de trabalho.
Segundo Diogo Lima, superintendente regional do SESI no Maranhão, a presença da instituição em Balsas tem caráter permanente. “Estamos anunciando a chegada definitiva do SESI à cidade, com a apresentação da maquete do futuro Centro de Atividades. Nossa meta é oferecer o ensino médio articulado com o SENAI, fortalecendo a formação técnica e preparando a mão de obra para as oportunidades que estão sendo criadas”, afirmou.
Já o SENAI leva à feira sua expertise em tecnologia industrial. O público pode interagir com a planta inteligente (Planta Smart), braços robóticos e a Unidade Móvel de Tecnologia da Informação (TI). Nos balcões de atendimento, são apresentadas informações sobre cursos, serviços em tecnologia e inovação, ensaios físico-químicos e microbiológicos e programas de qualificação profissional disponíveis na região.
A atuação do Sistema FIEMA na Agrobalsas 2025 vai além das exposições. A equipe da Federação cumpre uma agenda de articulação institucional, com visitas a empresas, presença em eventos estratégicos e participação na posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Balsas. “A participação do setor industrial no maior evento do agronegócio do estado reforça o compromisso do Sistema FIEMA com o desenvolvimento regional, construindo pontes reais entre os setores produtivos e abrindo caminhos para uma economia mais integrada, inovadora e sustentável’, finalizou o superintendente da FIEMA, César Miranda.