SÂO LUÍS - A Missão Institucional ao Paraná, realizada pelo Sistema Fiema, pela ação do Centro Internacional de Negócios (CIN/MA), rendeu aos representantes da indústria a troca de experiências com o poder público e privado das cidades de Curitiba e Maringá. Essa foi a primeira missão organizada com o objetivo de estreitar as relações entre o Maranhão e os demais estados brasileiros.
Para o presidente do Sistema Fiema, Edilson Baldez das Neves, “identificar oportunidades nas ações desenvolvidas por outras federações é algo que deve ser uma prática cotidiana. Ninguém aprende sem antes praticar e, no nosso caso, há um mundo de possibilidades a serem exploradas para o crescimento do nosso Estado, sobretudo no que tange aos grandes investimentos que estão sendo feitos no Maranhão e às transformações econômicas pelas quais estamos passando”.
Com duração de três dias, a missão privilegiou a visita à Federação das Indústrias (FIEP), à Federação do Comércio (Fecomércio-PR) e à instituições parceiras, como a Prefeitura Municipal de Maringá, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) paranaenses.
“Esse trânsito de informações só contribui para que práticas eficazes sejam difundidas em prol do bem comum. Estou certo de que há muito para se aprender com a comitiva maranhense. A própria localização geográfica já é, por si só, algo que estimule novas ideias e ações empreendedoras”, afirma o diretor de operações do Sebrae-PR, Júlio Cezar Agostini.
Já o superintendente-adjunto do Sistema Fiep, Sandro Vieira, acredita que é preciso identificar muito mais as semelhanças em vez das diferenças entre cada parte do Brasil diante do desejo de crescimento em relação ao resto do mundo. “Para se desenvolver, o País precisa valorizar as particularidades de cada um dos seus estados, e são momentos como este que podem contribuir para o aprendizado contínuo”, finaliza.
Participaram da missão além do presidente do Sistema Fiema; os vice-presidentes Jose Augusto Batista e Francisco de Assis Barros Carvalho; o superintendente Corporativo e Superintendente do IEL, Marco Antônio Moura da Silva; o diretor Regional do SENAI-MA, João Alberto Schalcher de Oliveira; o Coordenador do CIN/MA, Cassiano Pereira Junior; membros dos seus conselhos temáticos; o superintendente de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa do Maranhão, José Oscar Melo Pereira; representantes do Sebrae-MA, Keila Maria Pontes da Silva e Graça Maria Viégas Fernandes; o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Raimundo Coelho de Sousa; e o presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa.