SÃO LUÍS - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) acompanharam, na última segunda-feira (23), a aula inaugural do curso de Processos Construtivos, realizada na Fundação Gonçalo, no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar. A formação marca o início da etapa de capacitação profissional do programa Maranhão Livre da Fome, promovido pelo Governo do Estado.
O curso, que será ministrado por profissionais do SENAI-MA com apoio do Sindicato da Construção Civil e da Construtora Canopus, integra as ações de qualificação profissional previstas na iniciativa e tem como objetivo promover a formação técnica dos beneficiários, ampliar o acesso ao mercado de trabalho e contribuir para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas. Parceiros do programa, a FIEMA e o SENAI atuam na execução da formação, contribuindo com a experiência e estrutura do setor industrial para o fortalecimento das políticas públicas.
Estiveram presentes na aula inaugural o vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo; o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, e a assessora técnica do SENAI, Jannaina Pereira. O próximo curso, de Construtor de Alvenaria, também para 25 alunos, terá seleção entre os dias 07 e 11 de julho. A qualificação profissional, com 220 horas, terá início em 21/07 e encerramento da 30/09. As aulas práticas serão realizadas em uma obra associada ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon), que também é parceiro da iniciativa.
O Maranhão Livre da Fome é uma iniciativa que articula ações nas áreas de assistência, segurança alimentar e educação profissional, com foco na superação da fome e da vulnerabilidade social no estado. A etapa de qualificação conta com a participação ativa da indústria maranhense como agente de desenvolvimento e inclusão.