SÃO LUÍS – Estudantes da Escola SESI Araçagi conquistaram 53 medalhas na 17ª edição da Olimpíada Internacional Canguru de Matemática. Os alunos ficaram com 9 medalhas de prata, 15 de bronze e 29 de honra ao mérito. As conquistas foram obtidas por estudantes do ensino fundamental e médio, nos turnos matutino e vespertino.
A Olimpíada Canguru tem como proposta estimular o interesse pela matemática por meio de desafios que exigem raciocínio lógico, criatividade e estratégias de resolução de problemas. As provas abrangem os temas de álgebra, geometria, números e lógica, e são aplicadas a estudantes do 3º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Todos os participantes e professores recebem certificados, mas apenas os melhores classificados são agraciados com medalhas. O Brasil, pelo quinto ano consecutivo, liderou o ranking global de participantes, reunindo cerca de 20% dos inscritos no mundo. Segundo dados da UpMat Educacional, a participação nacional cresceu 229% desde 2019, saltando de 455 mil para mais de 1,5 milhão de estudantes. O número de medalhistas também teve alta expressiva: de 48 mil para 172 mil, um aumento de 252%.
As regiões Sudeste e Nordeste concentram a maior participação na competição em 2025, reunindo 3,1 mil e 2,6 mil escolas, respectivamente.
Para a coordenadora de Educação do SESI-MA, Vanda Marli, os resultados demonstram o impacto positivo de uma metodologia voltada para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos alunos.
“Cada medalha conquistada é reflexo do compromisso da nossa equipe pedagógica em promover uma educação de excelência, capaz de preparar os estudantes não apenas para provas, mas para a vida. Estamos muito orgulhosos do desempenho dos nossos alunos, que mais uma vez mostram que o Maranhão tem talentos promissores também na matemática”, destacou.