Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



FIEMA e SICAM realizam Fórum em Grajaú sobre segurança e responsabilidade social


Data: 16 de julho de 2025
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

GRAJAÚ – O setor industrial do sul do Maranhão esteve reunido na terça-feira (15), no Instituto Federal do Maranhão (IFMA – Campus Grajaú), durante o Fórum de Atualização Normativa para Indústria: Segurança, Saúde e Responsabilidade Social, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e pelo Sindicato das Indústrias de Carvão Vegetal do Estado do Maranhão (SICAM).

 

O evento reuniu empresários, engenheiros, técnicos de segurança, gestores de recursos humanos, advogados trabalhistas e demais profissionais da área industrial para discutir as principais atualizações nas Normas Regulamentadoras (NRs), os impactos na legislação trabalhista e os desafios da implementação de práticas seguras e responsáveis nas empresas.

 

Entre as autoridades presentes, estiveram o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Centro das Indústrias do Maranhão (CIEMA), Cláudio Azevedo, e o procurador do trabalho Luciano Aragão, além de representantes institucionais e lideranças locais. A programação contou com o apoio da Aço Verde do Brasil (AVB), Viena Siderúrgica e Ordem dos Advogados DO Brasil (OAB-Grajaú).

 

Durante o evento, foram realizadas palestras técnicas com representantes de empresas e instituições ligadas ao setor. O superintendente florestal da AVB, Wallas Avelar compartilhou a experiência da empresa na gestão de pessoas, com foco na saúde e segurança do trabalhador. O diretor executivo da Viena Siderúrgica, Wanderley Viana abordou os principais desafios na gestão trabalhista e operacional da indústria, especialmente em relação à conformidade com as normas vigentes. Já o gerente de Sustentabilidade da AVB, Jaime Felipe, trouxe uma visão prática sobre os procedimentos adotados na empresa e os cuidados com os protocolos de segurança no ambiente produtivo.

 

Encerrando as exposições, o procurador do trabalho, Luciano Aragão, especialista em Direito do Ministério Público da União e mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília, destacou as mudanças nas normas trabalhistas e os desafios enfrentados pelo setor de produção de carvão. Também abordou questões legais relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores.

 

Durante a abertura do fórum, a presidente do SICAM, Bruna Fernandes, destacou o papel do Sistema FIEMA no apoio às empresas com soluções que integram capacitação e bem-estar. “O SESI e o SENAI atuam com foco em saúde, segurança e qualificação, ajudando as indústrias a construírem ambientes mais seguros, produtivos e humanos”, afirmou.

 

Para o engenheiro de segurança do trabalho Carlos Henrique Silva, participante do evento, o fórum trouxe conteúdos essenciais para a rotina das empresas. “É uma oportunidade valiosa de trocar experiências, se atualizar com especialistas e reforçar o nosso compromisso com a prevenção e a valorização da vida dentro das indústrias”, avaliou.

 

Para o presidente do CIEMA, Cláudio Azevedo, o fórum reforçou a importância da atualização contínua e da articulação entre indústria, instituições e profissionais. " A discussão foi proveitosa  para o fortalecimento de uma cultura de prevenção, valorização da vida e responsabilidade social no ambiente de trabalho", finaliza.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste