SÃO LUÍS - Centenas de trabalhadores-atletas de 31 empresas maranhenses participaram da fase municipal dos Jogos Estaduais do Sesi, que encerrou no último domingo (18), no Sesi Clube Araçagi, que já se prepara para a fase estadual, com início marcado para sexta-feira, 23.
“A cada ano que passa mais empresas e mais trabalhadores-atletas participam dos nossos jogos. Ainda este ano, iniciaremos o recrutamento de atletas para a edição do ano que vem”, afirma o coordenador. Em 2010, 22 empresas inscreverem atletas no Maranhão.
Em 2011, pela primeira vez, atletas maranhenses participaram e venceram nos jogos promovidos pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), que aconteceram na cidade de Viena, na Áustria.
Para a maranhense Camila Hiluy, ganhadora de cinco medalhas de ouro e uma de prata na competição em Viena, praticar esportes é escapar do estresse diário do trabalho. “A empresa em que eu trabalho [Cemar], valoriza o esporte e apoia a nossa participação nas competições que surgem”, enfatiza a atleta.
“O esporte é sinônimo de mais disposição para trabalhar, mais saúde e mais qualidade de vida. Na empresa, cada um tem seu cargo, exercemos papéis diferentes. Mas no time, competindo, somos todos iguais”, relata a jogadora do time de fusal da Vale, Aurilene Araújo Oliveira.
Finais
Nas partidas finais, a empresa Modernari venceu a Ebes por 2x0 no futebol de campo. No futebol sete master, a Caema ficou em primeiro lugar, depois de ganhar de 2x1 da Vale. A Caema também venceu no futebol veterano, por 1x0 contra o time da NBR.
No feminino, as trabalhadoras-atletas da Lavatec venceram de goleada a equipe da Cemar, no futsal. Já os rapazes da Vale, levaram o ouro contra o time da Caema, vencendo de 5x2 no futsal.