SÃO LUÍS- A Casa da Indústria, em São Luís, foi palco, nesta quinta-feira (31), do lançamento oficial da 6ª edição do Maranhão Fashion Week (MAFW) 2025, que acontece de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos, dentro da programação da Expo Indústria Maranhão.
O CEO do Circuito Nacional Fashion Week (CNFW), Kyann Kartz, e a presidente do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Maranhão (SINDVEST), Ana Rute Mendonça, apresentaram as novidades da edição, incluindo a nova identidade visual do evento, os projetos de estandes e lounges, além de promover um diálogo sobre empreendedorismo feminino com empresárias do setor, como Maria José Melo Ferreira (Marizé Modas), Reijane Almeida (SEBRAE-MA) e a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda.
Representando a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), entidade apoiadora do evento, a diretora Leonor Carvalho destacou o papel da moda como vitrine de negócios e oportunidades para jovens talentos.
O encerramento da cerimônia contou com um desfile produzido por alunos do curso de Moda e Vestuário do SENAC, apresentando uma coleção baseada no conceito de upcycling, reforçando o compromisso do MAFW com a sustentabilidade.
Moda autoral e geração de negócios
Reconhecido como um dos principais eventos de moda autoral do Nordeste, o Maranhão Fashion Week é promovido pelo SINDVEST e pelo CNFW, com apoio da FIEMA, SESI, SENAI, SENAC, SEBRAE e Fecomércio. Nesta edição, o evento vai reunir designers, modelos, profissionais do setor e estudantes em uma programação com desfiles, exposições, painéis, transmissões online e espaços voltados para formação, inovação e negócios.
Para a empresária Maria José Melo, o MAFW se consolida como vitrine essencial para o setor. “É uma oportunidade para que empreendedores do setor de moda e fardamento mostrem o melhor de seu trabalho e ampliem a presença no mercado. O Sebrae e a Fiema nos ajudam a empreender melhor e a levar inovação às passarelas”, afirmou.
A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, destacou a importância do evento para a valorização da identidade cultural. “A moda produzida no Maranhão é diversa, inclusiva e colorida, refletindo a nossa cultura. O MAFW é resultado de esforços coletivos para fortalecer o empreendedorismo feminino e a indústria local”, disse.
A subsecretária de Indústria e Comércio do Maranhão, Karina Fonseca Lima, ressaltou o impacto econômico do setor: “A indústria da moda cresce a cada ano, movimentando economia, cultura e promovendo novas oportunidades. É um segmento estratégico para o estado”.
Expectativa para outubro
A diretora da FIEMA, Leonor Carvalho, reforçou a relevância da presença do MAFW dentro da Expo Indústria: “É um show à parte e uma vitrine das nossas empresas de confecção e malharia, além de dar visibilidade aos jovens talentos da nossa terra”.
Já a presidente do SINDVEST, Ana Rute Mendonça, lembrou o papel do Sistema S no fortalecimento da moda maranhense: “A parceria com FIEMA, SESI, SENAI e SEBRAE tem sido fundamental para o crescimento do setor, que hoje se consolida como um polo de criatividade e oportunidades”.
O CEO do CNFW, Kyann Kartz, reforçou o caráter inovador da nova edição: “Vamos trazer muita inovação, com desfiles, exposições e talks imperdíveis, valorizando a cultura e a sustentabilidade do nosso estado”, disse.
A 6ª edição do Maranhão Fashion Week promete conectar tendências, valorizar talentos locais e impulsionar a indústria da moda, confirmando São Luís como um importante polo criativo do Nordeste.