SÃO LUÍS – Dando continuidade ao projeto “Alimentação com sabor de cidadania: por uma vida mais saudável”, o Sistema Fiema, pela ação do Sesi - Escola Lara Ribas, realizou no último sábado, 17, a culminância das atividades que vêm sendo desenvolvidas desde março com os alunos e com as comunidades que vivem no entorno da Escola.
A educação alimentar é um dos pilares para uma vida adulta plena. Por isso, o objetivo é fazer com que, desde pequenas, as crianças entendam os benefícios e usufruam de uma alimentação balanceada e natural. Nessa direção, foram realizadas quatro oficinas, com a média de 40 pessoas em cada uma, para tratar de temas como a reciclagem e reaproveitamento de alimentos – em parceria com o Programa Sesi Cozinha Brasil, a produção do Leite Pop (veja a receita abaixo), a produção de sucos naturais terapêuticos e a criação de hortas domiciliares.
Para a orientadora educacional Thatiane Portela, o projeto é mais que a simples divulgação de hábitos alimentares saudáveis. “Sabemos que consumir alimentos adequados à nossa saúde acaba sendo mais oneroso. Assim, visamos alternativas para que, com o reaproveitamento da casca de banana, por exemplo, as pessoas possam preparar farofas, bolos e outros pratos bem nutritivos e pagando menos”, explica.
Este é o primeiro ano da ação e, de acordo com a equipe organizadora, deve se tornar parte do calendário da Escola. “O planejamento das quatro oficinas previu a abertura de 25 vagas. Foram mais de 40 pessoas inscritas em cada uma. Isso demonstra que as pessoas estão interessadas em aprender mais sobre como cuidar do próprio corpo, tornando algumas medidas simples hábitos de vida”, conta a bibliotecária Amanda Vasconcelos, uma das organizadoras do Projeto.
“Gostei muito do preparo da farofa de casca de banana. Em casa, vou testar a receita com os meus filhos. Acredito que podemos dar um toque especial e pessoal às dicas que tivemos aqui. Por isso, não vou falar do prato antes que eles provem. Espero que eles gostem”, diz a dona de casa Luzilene Bezerra, que é mãe de cinco filhos.
Projeto
Realizado com alunos da primeira série (antiga alfabetização), o Projeto articulou palestras e oficinas sobre a alimentação saudável para crianças e jovens que habitam as proximidades da Escola Lara Ribas. Os próprios professores agiram como facilitadores de temas como as cores e sabores de verduras e legumes, o preparo de sucos naturais, o reaproveitamento e higiene de alimentos entre outros. “Educar não é só estimular a maximização dos aspectos cognitivos dos alunos, é estimular um posicionamento crítico diante da realidade e do cotidiano dos estudantes, é fazê-los assumirem uma postura de vida e isso inclui o desenvolvimento da consciência alimentar”, afirma a diretora da Escola, Regina Sodré.
Prêmio
Ganhadora por duas vezes consecutivas do Prêmio Construindo a Nação (2009 e 2010), a Escola do Sesi Anna Adelaide Bello, à qual está vinculada a Escola Lara Ribas, pretende inscrever, até 7 de outubro, o projeto de alimentação saudável na edição 2011 do prêmio. O foco é divulgar as ações desenvolvidas em São Luís e, quem sabe, garantir pela terceira vez o primeiro lugar. O Projeto é fruto da parceria entre a Escola Lara Ribas, os cursos de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Faculdade Santa Terezinha (CEST), a Cozinha Brasil, a Casa da Agricultura Familiar e o Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória.
Leite Pop
Ingredientes: 2 copos médios de leite;
1 colher de sopa de mel ou de açúcar;
2 colheres de sopa de aveia;
½ maçã descascada;
Preparo: Bata tudo no liquidificador, espere cinco minutos e aprecie no café da manhã ou entre uma refeição e outra. Bom apetite!