ALCÂNTARA- O 1º Secretário da FIEMA, Pedro Robson Holanda, prestigiou um momento histórico para Alcântara. A cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Prefeitura Municipal de Alcântara e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Esse acordo é um marco para a comunidade, pois abre as portas do CLA à sociedade e foi assinado pelo Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, diretor do CLA, prefeito Nivaldo Araújo de Jesus e o presidente da AEB, Marco Antônio Chamon.
O foco é permitir que mais escolas e comunidades do entorno visitem o CLA, uma oportunidade para estudantes vivenciarem o dia a dia das atividades espaciais, conhecer as instalações, infraestrutura e tecnologias do Centro. Os visitantes poderão ver de perto os bastidores das operações de lançamento de foguetes.
A cerimônia contou com a presença de Henrique Mariano C. Amaral, presidente da Academia Maranhense de Ciências; Luciana Medeiros Brant, gerente de Projetos da Unidade de Desenvolvimento Socioeconômico (PNUD); Mikele Cândida Sousa, representando do reitor da UFMA e Nilson dos Santos Pereira, presidente da Câmara de Alcântara, prestigiaram o evento.
A iniciativa reforça os objetivos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA).
Alcântara se consolida como referência no cenário espacial brasileiro, um passo importante para integrar comunidade e inovação.