SÃO LUÍS – Empresários, gestores e profissionais do setor alimentício participaram, nesta quarta-feira (20), do Conexão SIAMA 2025, Primeiro Encontro da Indústria de Alimentos do Maranhão, realizado na sede da FIEMA. O evento apresentou soluções e oportunidades oferecidas pelo Sindicato das Indústrias de Alimentos do Maranhão (SIAMA), Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), com o objetivo de aproximar o setor produtivo das entidades do Sistema Indústria e fortalecer a competitividade das empresas maranhenses.
Durante a programação, os participantes conheceram cases de sucesso, projetos de inovação e serviços voltados para o desenvolvimento da indústria local. Também houve degustação e uma mini oficina de overnight ministrada pelo SESI Casarão da Indústria, além da apresentação oficial da Expo Indústria 2025, que ocorrerá de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos.
O coordenador da Expo Indústria, Gilberto Matos, reforçou a importância de integrar o setor. “A Expo Indústria é o grande palco para mostrar a força produtiva do Maranhão. Para o setor de alimentos, em especial, ela representa visibilidade, negócios e oportunidades de expansão. É um espaço onde inovação, tradição e identidade local se encontram, gerando conexões que fortalecem as empresas, ampliam mercados e dão mais competitividade à indústria maranhense no cenário nacional e internacional”.
Para a presidente do SIAMA, Ana Paula Grolli, o encontro foi pensado para ampliar a integração entre empresários e instituições de apoio. “O Conexão SIAMA surgiu para aproximar o setor alimentício das entidades do Sistema S e mostrar aos associados o quanto o sindicato pode ser uma ferramenta de defesa de interesses, de barganha coletiva e de fortalecimento da marca. Essa união é fundamental para dar visibilidade aos produtos locais e abrir novos mercados”, destacou.
O evento também reuniu empreendedores que enxergaram na iniciativa uma oportunidade de crescimento. A empresária Eutália Nascimento, sócia da Sabores do Maranhão, ressaltou a importância de uma representação sindical específica para o setor. “Sempre sentimos falta de um sindicato que nos orientasse juridicamente e desse mais segurança para o empresário e para os trabalhadores. A iniciativa do SIAMA nos dá base e abre novas possibilidades de benefícios e oportunidades para nossas empresas”, afirmou.
Já Karliane Aquino, proprietária da Suquinho Gourmet da Migles, avaliou o encontro como um marco para pequenos negócios. “Foi um momento de aprendizado e de troca de experiências que vai ajudar a fortalecer o nosso empreendimento. O associativismo é essencial para dar suporte e ampliar as chances de crescimento no mercado”, disse.