SÃO LUÍS – Com o tema “Heróis que constroem o Brasil”, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI-MA), realizou a 18ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). O evento aconteceu no SESI Clube Araçagi e reuniu centenas de trabalhadores da construção civil e seus familiares em uma manhã de serviços gratuitos, lazer e cidadania.
Reconhecida como a maior ação de responsabilidade social empresarial do setor da construção no país, a iniciativa é organizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o SESI Nacional, e ocorre de forma simultânea em diversas cidades brasileiras desde 2007.
No Maranhão, a programação contou com atendimentos de saúde, incluindo exames laboratoriais, eletrocardiograma, consultas pediátricas, clínicas e oftalmológicas, além de serviços odontológicos, oficinas de alimentação saudável e atividades culturais.
“É uma oportunidade de valorizar o trabalhador e reforçar o compromisso da indústria com a qualidade de vida de quem constrói o Brasil todos os dias”, destacou Fábio Nahuz, presidente do Sinduscon-MA e vice-presidente executivo da FIEMA.
A ação também recebeu elogios de empresas e representantes do setor. Isabella Pires, assessora de gestão estratégica da Marka Engenharia, ressaltou a importância da participação coletiva. “A gente trouxe os nossos colaboradores aqui para aproveitar, trazer seus familiares, fazer consultas e festejar. É um dia de celebração e estamos fazendo questão de estar presentes”, afirmou.
Para o movimento sindical, o evento reafirma a valorização da categoria. Irineu Mendes, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Maranhão (SINDCONSTRUCIVIL-MA), ressaltou. “O setor empresarial se reúne com parceiros, sindicatos laborais, federações e realiza esse grande evento com apoio da CBIC. É uma forma de valorizar a mão de obra que ergue das mais difíceis às mais belas obras do nosso país. Ficamos felizes em prestigiar e reconhecer a importância do trabalhador da construção civil”, disse.
O superintendente do SESI-MA e da FIEMA, César Miranda, evidenciou o impacto social da iniciativa. “Este evento simboliza a união de forças em prol de quem transforma o Brasil com o seu trabalho diário. O SESI e a FIEMA têm como uma das missões cuidar das pessoas, e ver tantas famílias reunidas em um dia de saúde, lazer e cidadania mostra que estamos no caminho certo para fortalecer o setor e, ao mesmo tempo, promover qualidade de vida”, afirmou.
A opinião também foi compartilhada por trabalhadores que participaram do evento. O mecânico da Montisol, Luís Cláudio Santos Castro, elogiou a realização. “Fui muito bem recebido, atendimentos rápidos. Por mim teria essa ação sempre que possível”, salientou.
Já a cuidadora, Sildeiane Neves da Silva, veio com os dois filhos e o marido que é industriário para aproveitar os serviços ofertados. “A crianças já se consultaram com a pediatra, vou aproveitar para ir ao clínico e depois levar a garotada para se divertir nas opções de lazer oferecidas”, disse.
Além de trabalhadores e familiares, estiveram presentes representantes de empresas, dirigentes sindicais e o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo; o prefeito de Ribamar, Júlio César de Souza Matos, mais conhecido como Dr. Julinho, o secretário de Indústria e Comércio do Maranhão (SEINC), Júnior Marreca e o secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos.