Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Construção Civil mantém otimismo e avança em contratações em julho


Data: 29 de agosto de 2025
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Divulgação
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – A construção civil no Maranhão manteve o ritmo positivo em julho de 2025, segundo a Sondagem da Construção, pesquisa elaborada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O nível de atividade do setor atingiu 57,1 pontos, permanecendo na zona de otimismo, mesmo após um leve recuo de 1,5 ponto em relação a junho. O resultado reflete um possível ajuste do setor para acompanhar a atual demanda, após forte crescimento registrado no mês anterior.
 
 
No mercado de trabalho, o indicador de empregados avançou para 62,5 pontos, com alta de 3,9 pontos em julho. Segundo o estudo, o crescimento demonstra a continuidade dos investimentos em contratações, sustentando o nível de atividade em patamar considerado adequado pelos empresários do setor. Em comparação ao mesmo período de 2024, o indicador registra um desempenho expressivo, 13,9 pontos acima do resultado do ano passado.


EMPREGO E CAPACIDADE EM ALTA - A utilização da capacidade operacional manteve-se estável em 80%, sinalizando ritmo constante da produção no setor. "A continuidade desse patamar pode exigir novos reinvestimentos no curto prazo, a fim de ampliar as capacidades produtivas e evitar gargalos de produção em horizontes mais longos", explicou Carlos Jorge Taborda, coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, área da FIEMA responsável pela pesquisa.


Em relação às perspectivas, os empresários seguem otimistas quanto ao desempenho do setor nos próximos seis meses. O destaque vai para as compras de matérias-primas, que alcançaram 68,8 pontos – apesar de uma leve queda de 1,5 ponto, o indicador permanece acima do grau de satisfação e reforça a confiança em uma demanda aquecida.


Outro dado que reforça o otimismo do setor é o indicador de lançamento de novos empreendimentos, que registrou 68,0 pontos, após um salto de 9,5 pontos frente a junho. O resultado mostra que os empresários estão atentos em expandir seus portfólios e manter a atratividade de seus negócios no mercado. Já o indicador de número de empregados, mesmo com recuo de 1,6 ponto, manteve-se em um nível elevado, com 63,3 pontos, o que mostra que as empresas estão preparadas para ampliar seus resultados operacionais e financeiros no médio prazo.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste