Thiago Iorc, Biquini e Maurício Manieri animam o público da Expo Indústria Maranhão 2025
Data: 12 de setembro de 2025
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Divulgação / Sistema FIEMA
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
SÃO LUÍS – Os grandes shows já se tornaram uma tradição ao longo das edições da Expo Indústria Maranhão. Neste ano, para celebrar os 10 anos da maior feira multissetorial do Norte e Nordeste, três grandes artistas brasileiros vão se apresentar no espaço Expo Show: Mauricio Manieri, Tiago Iorc e Biquini. Já na Expo Lounge, artistas locais comandam os shows gratuitos em todos os dias da Expo Indústria Maranhão 2025, que ocorrerá de 2 a 5 de outubro, e tem realização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e correalização do Sebrae/MA e Governo do Estado.
A feira multissetorial não é um lugar apenas para negócios, mas também um ambiente para diversão e entretenimento. O evento tem a expectativa de movimentar, nesta edição, cerca de R$ 320 milhões em negócios, porém também de alegrar por meio da música o público, que deve chegar a 50 mil pessoas ao longo de quatro dias. Além de visitar os estandes de 250 expositores dos mais variados segmentos da indústria maranhense, os frequentadores poderão acompanhar as apresentações musicais destes três artistas renomados nacionalmente.
O romantismo de Maurício Manieri, a introspecção leve de Thiago Iorc e a energia do Biquini serão a base da programação cultural da Expo Show. De acordo com o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, a Expo Indústria Maranhão 2025 será um momento de celebração. “Nossa feira, que já é referência no setor produtivo, reforça também sua vocação cultural ao oferecer ao público noites capazes de transformar um evento de negócios em uma boa experiência de lazer. Teremos boa música para todas as gerações”, comenta Baldez.
SHOWS - O primeiro a subir ao palco da Expo Indústria Maranhão será Mauricio Manieri, no dia 3 de outubro. O nome do cantor se tornou sinônimo do romantismo no fim dos anos 1990. Seu álbum de estreia, A Noite Inteira (1998), trouxe sucessos como “Minha Menina” e “Bem Querer”, que até hoje ecoam nas rádios, playlists nostálgicas e em casamentos. Manieri retornou ao cenário musical recentemente, desta vez com a turnê Classics Super Hits, em que intercala suas próprias composições a releituras de baladas internacionais dos anos 70, 80 e 90. No show, o público acompanha o percurso afetivo musical das últimas gerações, porém se mostra como uma oportunidade para as novas gerações conhecerem a bela voz e o carisma de Manieri.
No dia 4 de outubro, o timbre de voz vai mudar, mas não o tom romântico. Será a vez da apresentação de Tiago Iorc na Expo Indústria Maranhão. Nas últimas décadas, o artista conseguiu unir a estética pop internacional a uma delicadeza tipicamente brasileira. Desde o início de sua carreira, em 2008, quando ainda gravava canções em inglês, Iorc se destacou pela sutileza de suas composições. O ponto de virada em sua carreira veio com hits como “Coisa Linda” e “Amei Te Ver”, que o transformaram em um dos grandes nomes da nova MPB. Após hiatos e retornos discretos, o cantor lançou em 2022 o álbum Daramô, no qual abraça de vez a brasilidade, com violões mais orgânicos e letras que falam de saudade e encontros afetivos. No palco, sua presença costuma ser quase intimista, como se fosse um convite para que o público participe de uma conversa em forma de música.
No encerramento da programação cultural no espaço Expo Show, a banda Biquini vai mostrar o motivo de ter se tornado um dos grupos mais amados pelos brasileiros nos últimos 40 anos. Suas apresentações são marcadas por uma ambientação cheia de energia e uma dinâmica cativante que leva o público a dançar e cantar junto músicas que atravessaram gerações e se tornaram verdadeiros hinos, como “Vento Ventania” e “Janaína”. Iniciado em 1985, o grupo, no entanto, não vive apenas de canções do passado: segue lançando discos e mantendo a sonoridade vibrante que combina guitarras marcantes, letras diretas e refrões de fácil adesão. Nos shows, o Biquini costuma alternar os clássicos com novidades, garantindo um equilíbrio entre nostalgia e frescor.
EXPO LOUNGE – Um espaço aberto destinado à diversão e à recarga de energias, o Expo Lounge integrará a programação cultural da Expo Indústria Maranhão 2025. Enquanto food trucks e barracas oferecem comida de qualidade comprovada em São Luís, garantindo à alimentação dos frequentadores da feira, artistas maranhenses renomados subirão em um palco alternativo para apresentar sua música. Estão programados para o dia 2 de outubro os shows dos cantores Wilson Aranha, às 18h30, e Alberto Abrantes, às 21h. Na segunda noite de música e comida ao ar livre, os músicos Lívia Amaral, às 18h30, e Pandha S/A, às 21h, tocarão seu repertório composto por clássicos nacionais, internacionais e canções autorais. No sábado, 4 de outubro, será a vez de Jonas Magno, às 18h30, e TonyyyPenha & Banda, às 21h, se apresentarem. E, para fechar a seleta musical do Expo Lounge, o público poderá ouvir em alto e bom som os grupos Raiz Tribal, às 18h30, e Parceiro Paz, às 21h.
A Expo Indústria Maranhão 2025 conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Maranhão, tendo como Cota Ouro: Grupo Equatorial (Equatorial Maranhão, EQT Lab, Equatorial Telecom e Echoenergia), Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; e como Cota Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal. Para saber mais e se inscrever gratuitamente, acesse:
www.expoindustriama.com.br.