SÃO LUÍS - Em um clima dinâmico foi ministrada na última sexta-feira (30), às 14h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a oficina de Comunicação e Oratória oferecida pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). O PDA é desenvolvido pelo Sistema Fiema, que é integrado pelo Sesi, Senai, Fiema e pelo IEL.
Durante a oficina, o consultor Jeisael Marx, que possui vasta experiência como apresentador de TV e como locutor de rádio, tratou de conceitos da Oratória e da Comunicação, do medo de falar em público, da comunicação verbal e de como planejar e executar apresentações bem sucedidas.
Entre os presentes estavam representantes de diversas empresas do setor industrial, coordenadores do Sistema Fiema, bem como superintendentes e diretores de sindicatos patronais maranhenses, como o da Construção Civil (Sinduscon) e o da Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa).
Os participantes da oficina tiveram a oportunidade de se apresentar diante das câmeras e, posteriormente, assistir a apresentação gravada fazendo assim uma autoanálise dos pontos que no momento da fala não são percebidos. Nessa direção, o consultor Jeisael ressaltou que “a voz que falamos não é a voz que é ouvida”.
Marx afirmou ainda que a oficina alcançou os objetivos propostos ao evidenciar a importância da comunicação e da oratória. “Profissionais tecnicamente competentes podem perder boas oportunidades por problemas na comunicação", explicou.
"A oficina foi muito produtiva, foi uma oportunidade ímpar, pois cada profissional deve ter a consciência da importância de se comunicar bem e de saber se expressar”, contou a coordenadora do Sesi Cube Araçagy, Maria Jovita, que também participou da oficina.