SÃO LUÍS- Como a tecnologia pode tornar a vida mais segura e eficiente? O estande da Vale na Expo Indústria Maranhão 2025 apresenta uma resposta prática: uma experiência interativa que celebra os 40 anos da Estrada de Ferro Carajás (EFC), a ferrovia mais segura da América Latina, e mostra como a Inteligência Artificial (IA) é usada para gerenciar sua operação.
O status de ferrovia mais segura da América Latina não é por acaso. A Vale usa IA para gerenciar a manutenção da EFC. Sensores instalados ao longo da ferrovia coletam dados sobre temperatura, ruído, vibração e imagens dos trilhos, locomotivas e vagões enquanto os trens circulam.Essas informações chegam a uma central em São Luís, que elabora planos de manutenção para garantir segurança e eficiência.
“O estande convida o público a conhecer como estamos construindo a ferrovia do futuro no presente, com processos mais seguros e produtivos. A IA permite detectar falhas de forma precisa, otimizando onde e como realizar a manutenção”, explica o diretor da EFC, João Silva Junior.
EXPERIÊNCIA IMERSIVA- O visitante pode embarcar em uma viagem virtual pelos vagões e locomotivas da ferrovia usando óculos 3D e simuladores. Na Locomotiva Cenográfica, é possível comandar um trem da EFC, enquanto uma poltrona simula a viagem do trem de passageiros que conecta 22 cidades entre São Luís (MA) e Parauapebas (PA).
No Painel das Tecnologias, os visitantes conhecem, de forma visual e interativa, os sensores e sistemas de IA que alimentam a Central de Monitoramento 24 horas, garantindo segurança e produtividade. Uma réplica em escala da central permite sentir-se dentro do “cérebro” da operação ferroviária, observando em tempo real o fluxo de dados que mantém a operação sob controle.
PÚBLICO – O público, claro, se informou ao mesmo tempo que se divertiu podendo simular o comando de um trem da Vale. “Passar aqui pelo estande da Vale agrega muito conhecimento porque poucas pessoas conhecem a Estrada de Ferro Carajás. Todo mundo sabe que a Vale é mineradora, mas têm outros serviços que muita gente não conhece. E aqui a gente tem a oportunidade de conhecer controles, ver como é feita a prevenção de risco e as técnicas de segurança”, disse a administradora Samira Gomes.
A estudante do 1º ano do ensino médio, Beatriz Sousa, gostou de conhecer o interior dos vagões por meio do simulador. “É muito divertido e uma forma de mostrar para os passageiros como é feita a segurança do trem e como funciona a viagem”, comenta.
EXPO INDÚSTRIA – A Expo Indústria Maranhão 2025 acontece até este domingo (5), no Multicenter Negócios e Eventos, sob a realização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.
A feira conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Maranhão, tendo como patrocínio Diamante: Grupo Equatorial via Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão; patrocínio Ouro: Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; e como patrocínio Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.