Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



FIEMA reúne empresários para discutir agenda de inovação e sustentabilidade


Data: 8 de outubro de 2025
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Divulgação/MAPA
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS — O Conselho Temático de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) reuniu, nesta terça-feira (7), empresários e representantes do setor produtivo para apresentar a agenda de eventos voltados à inovação que serão realizados esta semana na entidade. Sob a condução do presidente do Conselho e vice-presidente executivo da FIEMA, Luiz Fernando Renner, o encontro destacou a importância de fortalecer a cultura da inovação e antecipou detalhes da 1ª Caravana da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, marcada para esta quarta-feira (8), e do BAS Itinerante, que ocorre na quinta-feira (9).
 
Durante a reunião, Renner ressaltou o papel da FIEMA em incentivar a modernização e a competitividade das indústrias maranhenses. “A Jornada da Inovação é um evento de extrema importância, pois faz parte de um movimento nacional que busca diagnosticar e trazer informações sobre processos de inovação em todos os setores do Estado. Nosso objetivo é despertar as indústrias para novas tendências de modernidade e competitividade”, afirmou.
 
O encontro contou com a presença de Carlos Alberto Schuch Bork, superintendente de Projetos de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apresentou a proposta da Jornada Nacional de Inovação da Indústria — uma iniciativa da CNI e do Sebrae, com correalização da FIEMA. O projeto vai percorrer os 27 estados brasileiros até 2026, promovendo painéis, palestras e workshops sobre transformação digital, transição ecológica e sustentabilidade.
 
“Queremos ouvir o empresário maranhense para entender suas dificuldades e oportunidades. A partir dessas conversas, a CNI poderá propor políticas públicas mais assertivas e alinhadas com a realidade da indústria”, destacou Bork.
 
A programação da jornada em São Luís reunirá representantes da indústria, do poder público, de startups e especialistas em inovação. Entre as empresas participantes estão Suzano, Vale, Equatorial Energia, Emserh, Bion Engenharia e Compensei. O evento abordará temas como gestão da inovação, fomento e oportunidades de negócios sustentáveis.
 
Também participou da reunião o produtor executivo do BAS Itinerante, Guilherme Manechini, que apresentou o evento voltado à bioeconomia e à inovação na Amazônia Legal. Segundo ele, o BAS percorre todas as capitais da região promovendo o diálogo entre empresários, academia e governos. “O Maranhão é a última etapa dessa jornada, e aqui queremos discutir as soluções que têm surgido no campo da bioeconomia, especialmente em setores como alimentos, fármacos e cosméticos. Nosso objetivo é mostrar que a Amazônia pode se tornar um polo global de inovação e sustentabilidade”, afirmou.
 
O empresário Danilo Zelinski, CEO da gestora de investimentos KPTL, compartilhou sua experiência no setor de inovação financeira. Ele destacou o papel da KPTL como investidora em empresas inovadoras com potencial de transformação social. “Apresentei um pouco da nossa atuação na KPTL, que investe em inovação e em empreendedores da Amazônia, especialmente nas oportunidades ligadas à bioeconomia. O BAS, do qual somos parceiros, aproxima empreendedores, empresas, governos e comunidades, fortalecendo esse ecossistema. Quanto mais ele se desenvolve, melhor também para investir”, afirmou. Com sede em São Paulo e presença em diversas cidades brasileiras, a KPTL acumula 23 anos de experiência no mercado, com dez fundos e investidores como BNDES, BID, Vale e Finep.
 
Participaram da reunião conselheiros do CODIN, empresários, representantes do poder público e instituições que atuam com inovação no Maranhão. Entre eles, estiveram presentes Cassiano Pereira Jr., secretário do MAPA; Carlos Jorge Taborda, coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão; Mateus Barros, coordenador da Jornada de Inovação da CNI; Mirelle Fachin e Marilene Castro, também da CNI; Fernando Duailibe, da Investe Maranhão, além de representantes da UEMA, SEDEPE, Ceuma, BASA, SESI, SENAI, Sindimetal, entre outros.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste