SÃO LUÍS – Na última quarta-feira, 8 de outubro, o engenheiro civil e empresário Edmilson de Araújo Pires foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, em uma solenidade na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA). A homenagem, de autoria do deputado estadual Ariston Ribeiro (PSB), reconhece a trajetória e a destacada atuação de Edmilson no setor da construção civil no estado.
Natural de Goiânia, Goiás, Edmilson chegou a São Luís em 1987 para gerenciar os negócios da EMSA, Empresa Sul-Americana de Montagens no Maranhão. Desde então, sua carreira tem sido marcada por importantes realizações no ramo da construção civil industrial. Em 1990, junto com seu sócio Rogério, fundou sua própria empresa, mantendo uma parceria de 35 anos, consolidando-se como um empreendedor respeitado e cidadão maranhense por adoção. Edimilson é sócio da empresa Marka Engenharia e, além da vice-presidência do Sinduscon-MA, é membro do Comitê de Obras Industriais e Corporativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Edmilson destacou a importância da construção civil para a economia local, especialmente na geração de empregos e no desenvolvimento de diversas áreas como mineração, energia, petróleo e gás. Ele ressaltou ainda o desafio e o compromisso de atrair jovens talentos para a engenharia, enfatizando a relevância da qualificação técnica promovida por instituições como o SENAI para o crescimento sustentável do setor. “Essa honraria é destinada a mim, mas é para todo o segmento da construção civil do Maranhão, um momento muito significativo e uma responsabilidade enorme”, afirmou emocionado.
O deputado Ariston Ribeiro ressaltou o orgulho maranhense pela presença de Edmilson no estado e sua capacidade de gerar empregos diretos e indiretos, superando desafios em um cenário nacional difícil. “Não poderíamos deixar um homem como Edimilson sem reconhecimento pelo nosso estado. Obrigado, Edmilson, por investir e acreditar no Maranhão”, destacou o parlamentar.
Já o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, enfatizou que a homenagem é uma celebração do setor da construção, que interliga 96 cadeias produtivas e é o maior empregador do Maranhão. Segundo ele, Edmilson representa muito bem o setor e é uma pessoa de convívio exemplar, cuja contribuição é motivo de orgulho e gratidão. O empresário e vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, também qualificou Edmilson como um empresário diferenciado.
A entrega da Medalha Manuel Beckman simboliza não só o reconhecimento da trajetória pessoal de Edmilson de Araújo Pires, mas também reconhece a importância do setor da construção civil como alicerce para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão.