SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira (06/11), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) sediou a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A abertura do evento contou com as presenças do secretário nacional de Economia, representando o MTE, Gilberto Carvalho; do vice-presidente executivo da FIEMA, Cláudio Azevedo; servidores públicos, além de representantes de sindicatos patronais e dos trabalhadores.
Esta etapa da Conferência busca estimular o debate coletivo e democrático sobre os desafios e transformações do mundo do trabalho, especialmente diante do avanço das novas tecnologias e das mudanças nas relações entre empregadores e trabalhadores. O encontro busca construir debates e propor caminhos para a modernização das relações de trabalho, com o objetivo de encaminhar propostas para a etapa nacional da Conferência, que acontecerá em São Paulo, em 2026.
Gilberto Carvalho destacou a importância do diálogo tripartite entre trabalhadores, empregadores e governo para construir políticas públicas que promovam igualdade e progresso social. Ele saudou avanços recentes como a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$5.000 e a redução do desemprego.
O secretário nacional de Economia condenou a violência e as desigualdades que ainda assolam o país, defendeu que a revolução tecnológica seja regulada para não retirar direitos nem aumentar a exclusão, valorizou o papel da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do movimento sindical. “As propostas da conferência serão sistematizadas e poderão se transformar em políticas de governo voltadas à dignidade e ao desenvolvimento do Maranhão e do Brasil”, afirmou.
Representando a FIEMA, o vice-presidente executivo Claúdio Azevedo destacou a satisfação da Federação em sediar a etapa maranhense da II Conferência Nacional do Trabalho, ressaltando a importância do evento como espaço de diálogo entre empregadores, trabalhadores e governo. “É uma alegria estarmos sediando essa conferência, um espaço tripartite de discussão sobre temas tão importantes para o mundo do trabalho”, afirmou.
O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz, destacou a importância de estar presente na conferência para discutir as transformações que vêm ocorrendo no setor trabalhista, refletindo sobre como o país tem encarado as novas tecnologias, as mudanças nas formas de trabalho e os desafios que elas impõem às relações entre empregadores e trabalhadores.