Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Presidente da FIEMA é indicado para integrar Conselho de Autoridade Portuária


Data: 28 de novembro de 2025
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Cocev/São Luís
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, foi indicado a se tornar membro do Conselho de Autoridade Portuária (CAP/Itaqui), como ‘convidado permanente’, durante a 134ª reunião extraordinária do Conselho, realizada na sede da Federação nesta sexta-feira (28/11). Na mesma reunião houve apresentações da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), sobre a Margem Equatorial Brasileira, e sobre o trabalho realizado pelo Observatório da Indústria do Maranhão, da FIEMA.  

 

Edilson Baldez expressou satisfação ao ser indicado como ‘convidado permanente’ do Conselho e por receber a reunião na sede da Federação. “A Casa da Indústria é de todos. Estamos à disposição para discutir qualquer tema que contribua para o desenvolvimento do nosso estado, a exemplo da Zona de Processamento de Exportação (ZPE Bacabeira) e da exploração das bacias em território maranhense que compõem a Margem Equatorial Brasileira”, frisou.

 

Além da indicação, a reunião foi marcada por apresentações do presidente da Gasmar, Allan Kardec, sobre a Margem Equatorial; do coordenador do Observatório da Indústria, Carlos Jorge Taborda, sobre o propósito e serviços oferecidos pelo Observatório; além de divulgação de relatório de performance e reuniões dos demais conselhos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que gerencia o Porto do Itaqui.

 

Allan Kardec contextualizou sobre a Margem Equatorial, apresentando dados científicos sobre o surgimento dela e a sua viabilização, destacando sobre a importância da produção do petróleo como oportunidade de desenvolvimento dos contextos socioeconômicos do Brasil. “Se você traçar um paralelo, do Sul ao Norte do país, são duas realidades. Essa é uma oportunidade de desenvolvimento que nós defendemos”, enfatizou.

 

Carlos Jorge Taborda destacou o propósito estratégico do Observatório da Indústria do Maranhão  para apoiar a competitividade do setor produtivo maranhense. “Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento da indústria no Maranhão, com foco em inteligência competitiva para as indústrias”, explicou. O Observatório, da FIEMA, reúne e analisa dados sobre diversos temas relevantes para o desenvolvimento das indústrias maranhenses, fornece informações qualificadas que ajudam os gestores a tomar decisões bem fundamentadas.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste