Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



FIEMA discute parcerias e visita indústrias em Itapecuru-Mirim


Data: 11 de dezembro de 2025
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Nestor Bezerra / Sistema FIEMA
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) cumpriu, nesta terça-feira (9), uma agenda voltada ao diálogo com o setor produtivo de Itapecuru-Mirim e à visita a indústrias locais. A programação foi conduzida pelo presidente da entidade e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, que acompanhou as ações do SESI Itinerante no município e se reuniu com empresários da região, majoritariamente ligados ao setor ceramista, que concentra parte significativa da atividade econômica local.
Além de Baldez, estiveram presentes o prefeito de Itapecuru, Filipe Marreca, vereadores, representantes da Associação Comercial local e empresários dos segmentos ligados à construção civil e à cadeia ceramista. O encontro tratou de parcerias entre a iniciativa privada e o município voltadas para o desenvolvimento e a competitividade do setor produtivo local, formado sobretudo por cerâmicas e por um comércio em expansão.
A comitiva da FIEMA foi formada pelos vice-presidentes executivos Benedito Mendes, Celso Gonçalo e Fábio Nahuz; pelos diretores Osvaldo Pavão e José Orlando Leite Filho; pelo 1º secretário Pedro Robson Costa; pela conselheira fiscal e empresária ceramista Terezinha de Jesus Rodrigues da Cruz; e pelo superintendente da FIEMA e interino do SESI, César Miranda. Também acompanharam a agenda o presidente do Sindileite, Ricardo Ataíde; o presidente do Sindigraf, Adênio Queiroga; e o executivo do CIEMA, Álvaro Veloso.
Durante o encontro com empresários locais, Edilson Baldez destacou a relevância da articulação entre o setor privado e poder público. “É muito importante estarmos aqui não apenas com o SESI Itinerante, mas com toda a diretoria da Federação, para prestigiar os empresários da cidade. O desenvolvimento depende dessa conjunção de esforços entre o setor privado e a gestão municipal”, afirmou.
O prefeito Filipe Marreca acompanhou a agenda e afirmou que as ações realizadas no município têm apoio da gestão local. Ele destacou a importância da oferta de serviços e da interlocução com o setor produtivo. “A população de Itapecuru recebe de braços abertos esse trabalho”, disse, ao agradecer a articulação que aproximou FIEMA, SESI e prefeitura.
CHÃO DE FÁBRICA – Além da reunião com o empresariado, a comitiva da FIEMA também visitou indústrias instaladas no município. A primeira parada foi na Cerâmica BB Mendes, de propriedade do empresário Benedito Bezerra Mendes, que também é vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sindicerma. A empresa, com 37 anos de atuação e aproximadamente 300 funcionários, produz cerca de 6 milhões de peças por mês, entre telhas, blocos estruturais, lajotas e tijolos maciços. Segundo o gerente de produção, Luís Carlos Rodrigues Mendes, a opção por manter a produção estabilizada em 6 milhões, embora haja capacidade para 7 milhões, tem relação direta com o controle de qualidade. “Esse é o nosso diferencial. Equilibramos e organizamos a nossa produção para entregar um produto de qualidade para o cliente”, afirmou.
Em seguida, a comitiva esteve na Art Móveis, onde foram recebidos pelo proprietário José Machado, que comanda a empresa desde 1996. O empreendimento é especializado na produção de mobiliário escolar. A unidade atual, inaugurada em 2021, emprega mais de 100 trabalhadores, dos quais 95% são moradores de Itapecuru. O gerente administrativo, Nonato Machado, explicou que a empresa atende prefeituras, órgãos federais e o mercado privado em diversos estados. “Nossa capacidade de produção pode chegar a mais de 2 mil peças por dia, dependendo da demanda”, contou.
Durante as visitas, Fábio Nahuz, vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sinduscon-MA, destacou a relevância de acompanhar de perto o funcionamento das indústrias locais. "Estivemos na BB Mendes, empresa que muito nos orgulha, com mais de 300 funcionários diretos, e também na fábrica Art Móveis, que vende para o Brasil todo”. Nahuz ressaltou ainda que a visita reflete o papel institucional da FIEMA. “Estamos aqui para conhecer e apoiar qualquer empresário do Maranhão”, disse.
Já Celso Gonçalo, vice-presidente executivo da FIEMA, fez referência ao protagonismo empresarial de Itapecuru. “São empresas locais, com trabalhadores locais e inovações que mostram a força produtiva do município”, afirmou. Gonçalo, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, destacou a presença integrada das entidades do Sistema S na agenda, afirmando que o objetivo é contribuir para o fortalecimento das atividades econômicas da região.
A passagem da comitiva terminou com tratativas sobre demandas do setor industrial e ações conjuntas para aprimorar a operação e a competitividade das empresas instaladas em Itapecuru-Mirim.
 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste