SÃO LUÍS – Impulsionado por avanços tecnológicos, novas dinâmicas produtivas e crescente necessidade de competências atualizadas, o mercado de trabalho tem passado por diversas transformações. As organizações têm buscado maneiras mais estratégicas e eficientes de recrutar e capacitar seus profissionais. Por isso a assertividade nesses processos é um diferencial competitivo, capaz de impactar diretamente a produtividade, a inovação e a sustentabilidade dos negócios. No Maranhão, o Instituto Euvaldo Loidi (IEL-MA), entidade do Sistema FIEMA, atua como um parceiro estratégico na capacitação profissional desde o jovem aprendiz até as lideranças empresariais.
Por meio de processos seletivos especializados, programas de estágio, trilhas de capacitação e iniciativas que reforçam a educação corporativa, o IEL-MA fortalece a competitividade das organizações e amplia as oportunidades de desenvolvimento para profissionais maranhenses. O processo de recrutamento e seleção realizado pelo IEL-MA busca identificar profissionais alinhados ao propósito, à cultura e às necessidades da organização. Além disso, capacitar de forma contínua é garantir que esses profissionais se desenvolvam, se adaptem às novas demandas e contribuam com soluções mais significativas para a empresa.
AGILIDADE X ASSERTIVIDADE - Segundo Gustavo Danton, analista superior do Núcleo de Recrutamento e Seleção do IEL-MA, o processo de recrutamento é estratégico, com diferentes modelos de seleção que se adaptam à realidade de cada organização. Ele destaca que as empresas buscam pelo equilíbrio entre assertividade e agilidade nos processos de recrutamento. “As organizações querem um processo ágil e eficiente, porque normalmente existe uma lacuna a ser preenchida com rapidez. Assim, o IEL-MA busca estruturar os processos para que entreguem qualidade na avaliação dos candidatos sem perder o ritmo que o mercado exige”, disse Gustavo.
Já no Núcleo de Capacitação Empresarial, o colaborador do IEL-MA, Willian Viegas, observa um movimento crescente de empresas investindo em qualificação. Ele destaca que hoje as organizações compreendem os benefícios de formar equipes atualizadas, qualificadas e preparadas para novos desafios. “A busca por capacitação se tornou ainda mais urgente em um cenário marcado por constantes mudanças, especialmente no campo tecnológico. Hoje, a qualificação é vista como estratégia para aumentar resultados, eficiência e lucratividade”, explicou Willian.
Entre as áreas mais procuradas para capacitação, ele destaca: Liderança, Power BI, Inteliência Artificial aplicada à gestão, Excel, departamento pessoal, desinibição e oratória, além de cursos e consultorias voltados ao desenvolvimento técnico e comportamental. O IEL Maranhão atua diretamente na construção de soluções que atendem às demandas do mercado, alinhando as necessidades empresariais à realidade dos profissionais que buscam oportunidades.
DO APRENDIZ ÀS LIDERANÇAS - Iniciando a sua vida profissional aos 19 anos, Cleyton Rialisson está completando um ano de participação no Programa Jovem Aprediz IEL. O jovem atua como aprendiz de auxiliar administrativo na empresa DG Montagens Industriais, onde relata vivenciar diferentes rotinas do mercado de trabalho. Além da experiência prática na empresa, Cleyton destaca o processo formativo oferecido pelo IEL, estruturado em módulos que combinam conteúdos teóricos, certificações e acompanhamento contínuo, preparando o aprendiz para os desafios e oportunidades do mundo do trabalho desde o início da trajetória profissional. “É uma experiência única, uma das maiores que eu já tive na vida, tanto de aprendizagem quanto de crescimento pessoal”, afirmou.
Em 2025, mais de 60 empresas realizaram capacitação profissional com o IEL-MA. Entre elas, a Docs - Radiologia Odontológica. Para Hiasmym Luz, que atua na área de Gestão de Pessoas da empresa Docs, os cursos de capacitação do IEL têm sido um investimento fundamental para acompanhar as demandas do dia a dia e gerar impacto direto nos resultados da empresa. Hiasmym participa com frequência das capacitações promovidas pelo IEL-MA. Já realizou cursos de desinibição e oratória, departamento pessoal e, desta vez, optou por uma capacitação na área de Recursos Humanos.
A profissional aponta avanços reais em seu desempenho após as capacitações, como melhorias em sua comunicação, maior domínio de processos de departamento pessoal e uma visão mais estratégica do RH, baseada em indicadores e análise de dados. “O IEL oferece cursos práticos e rápidos, trazendo aprendizados que impactam em grandes resultados dentro da empresa. As capacitações proporcionaram avanços significativos no meu desempenho profissional”, contou. Hiasmym diz que investir no desenvolvimento dos colaboradores é investir no crescimento do próprio negócio. “Pessoas influenciam diretamente nos resultados e na lucratividade. Quando a empresa capacita, ela fortalece o desempenho, a retenção de talentos e cria um ambiente onde o colaborador quer permanecer”, concluiu.