SÃO LUÍS – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do SESI, Edilson Baldez das Neves, anunciou oficialmente a professora Regina Sodré, gerente da Escola SESI Araçagi, como a nova superintendente regional do SESI Maranhão. A nomeação foi feita durante a última reunião do ano da Diretoria da FIEMA, no dia 18, na Casa da Indústria Albano Franco, e reconhece a trajetória de excelência da educadora dentro do Sistema Indústria, além de marcar um novo ciclo de gestão focado na expansão e inovação dos serviços oferecidos pelo SESI à sociedade maranhense.
Regina Sodré possui um currículo acadêmico sólido. É graduada em Pedagogia pela Universidade Ceuma e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Sua formação inclui ainda especializações em Psicopedagogia, pelo prestigiado Instituto Sedes Sapiens, em São Paulo, e em Neurociência e Comportamento, pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), o que fundamenta sua expertise no processo de aprendizagem e na formação contínua de professores.
Antes de assumir o novo desafio na superintendência, Regina destacou-se por mais de uma década como diretora da Escola SESI em São Luís, e até então dirigia a Escola SESI Araçagi, mais nova escola da rede no Estado. Sua liderança foi fundamental para consolidar a unidade como referência em qualidade educacional, unindo o desenvolvimento de competências técnicas à formação humana integral dos alunos, sempre alinhada às demandas da indústria moderna.
A nova superintendente tem mais de 25 anos de atuação em cargos de coordenação e docência em instituições como a Escola Crescimento e as universidades UFMA e UEMA. A trajetória profissional contribui para uma atuação voltada à gestão educacional, com atenção à adoção de metodologias inovadoras e ao fortalecimento da rede de ensino básico.
Durante o anúncio, o presidente Edilson Baldez ressaltou que a escolha de Regina Sodré visa dar continuidade ao processo de modernização das unidades SESI no estado. Um dos marcos recentes dessa expansão é a inauguração da unidade no Araçagi, que detaca a posição do SESI como a maior rede de educação privada do Maranhão, focada em infraestrutura de ponta e tecnologia para os estudantes.
Com a nova gestão, o SESI-MA mantém foco em elevar a competitividade da indústria local por meio da educação de qualidade, além de promover saúde e segurança para o trabalhador. A professora Regina Sodré assume o cargo, que estava interinamente sob a responsabilidade do superintendente da FIEMA, César Miranda, com a missão de liderar projetos que integrem, ainda mais, a escola ao mercado de trabalho, preparando os jovens para os desafios do futuro.
SESI MARANHÃO - O Serviço Social da Indústria (SESI) integra o Sistema FIEMA e atua há décadas no desenvolvimento social do estado. Por meio de uma rede de escolas de excelência e serviços especializados, a instituição é o braço direito da indústria no suporte educacional, com projetos inovadores em robótica e na promoção da qualidade de vida dos colaboradores e seus dependentes.