SÃO LUÍS – Em encontro realizado nesta quarta-feira (04/02), na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), a mineradora Vale apresentou dados expressivos referentes ao ano de 2025. A reunião, que aconteceu no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF Maranhão), destacou que 56% das compras para as operações e projetos da empresa no estado foram realizadas com fornecedores maranhenses, um número inédito que representa contribuição significativa para a economia local.
Com um investimento recorde de R$ 4,8 bilhões, a Vale destinou 56% do total de suas compras a empresas maranhenses em 2025. O número, pautado pela estratégia da empresa de fortalecimento da cadeia produtiva local, se alinha às diretrizes do PDF Maranhão, que busca fomentar o desenvolvimento sustentável e a competitividade das indústrias do estado.
Com o objetivo de garantir a continuidade desse crescimento em 2026, a mineradora aposta na proximidade com o empresariado local. “Acreditamos que temos um potencial gigantesco para ser atingido. Nossa intenção é estar cada vez mais próximos do mercado local, pois acreditamos que, por meio desse diálogo transparente e aberto com os fornecedores, vamos vencer as barreiras e atingir nosso objetivo para 2026”, afirmou André Ramos, gerente de suprimentos da Vale.
O encontro reuniu fornecedores de empresas maranhenses de diversos setores, representantes de sindicatos patronais e empresas Mantenedoras e Apoiadoras do PDF Maranhão. Para Camila Belo, coordenadora do PDF Maranhão, é um momento estratégico de networking entre as empresas onde elas podem identificar novas oportunidades de negócios. "Nosso objetivo é mostrar que a Vale oferece grandes oportunidades de negócios no estado do Maranhão, e essa reunião é mais um encontro estratégico que aproxima a mineradora dos fornecedores maranhenses, fortalecendo o diálogo, transparência e evolução na forma de fazer parceria", explicou.