Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Empresários de São Luís são incentivados a elaborar Plano de Inovação


Data: 27 de outubro de 2011
Crédito: ASCOM

SÃO LUÍS - A palestra “Lucrando com a Inovação”, proferida pelo professor doutor em Planejamento Estratégico pela Universidade de Aveiro, em Portugal, Dálcio Roberto dos Reis, marca a participação de empresários industriais de São Luís, na I Etapa de Sensibilização do Projeto de Gestão da Inovação para Micro e Pequenas Indústrias. O evento faz parte das atividades realizadas pelo Sistema Fiema de fomento à inovação com vistas ao aumento da competitividade nas indústrias locais. A palestra será realizada nesta quinta-feira, 27, às 19 horas, na sede da Federação. Participam industriais dos segmentos de Alimentos e de Metalmecânica.

Nesta primeira etapa do Projeto, a Fiema pretende sensibilizar as indústrias a elaborarem seus Planos de Inovação, com o apoio do Sistema “S”. Para isso, estão previstas capacitações e consultorias individuais às indústrias que investirem no desenvolvimento do estudo.

A ação é resultado do convênio firmado entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional que, por meio das Federações e do Sebrae local, fomentaram nas indústrias do referido ramo, a necessidade de inovar.

Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, é papel da instituição estimular a iniciativa privada a investir em inovação tecnológica. “A inovação e a produção de pesquisa voltada à indústria é uma exigência do consumidor, imposta pelo mercado. Portanto, um caminho sem volta que precisa ser perseguido insistentemente e cotidianamente pelas nossas indústrias”.

A Etapa de Sensibilização do Projeto de Gestão da Inovação para Micro e Pequenas Indústrias também aconteceu em Imperatriz, no último dia 18, reunindo mais de 40 empresários industriais da região. Vale ressaltar, que Imperatriz foi a primeira cidade, fora da capital, a receber essa etapa do Projeto em todo o País.

O Sebrae, parceiro da Fiema, desenvolveu metodologias e soluções exclusivas para as empresas que aderirem ao Projeto. Segundo a instituição, essa experiência, com resultados positivos e produtos bem sucedidos, foi importante para criar a metodologia exclusiva que será desenvolvida. A expectativa é que o projeto possa atender até 40 empresas no período de 12 meses.

“A CNI nos repassou as necessidades do mercado industrial e suas expectativas. O Sebrae estudou essas necessidades e criou soluções adequadas, utilizando nossa experiência em gestão empresarial e orientação para inovação”, citou o coordenador de Inovação e Tecnologia do Sebrae, Jaime Coelho de Sousa Jr.

As micro e pequenas empresas industriais dos setores de Alimentos e de Metalmecânica podem se inscrever e confirmar presença pelo e-mail gilbertojunior@fiema.org.br ou pelo telefone (98) 3212-1896.

CNI - O incentivo a ações inovadoras é fortemente disseminado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que possui uma série de serviços para as empresas industriais brasileiras na área de inovação. Recentemente, a instituição fez a entrega ao Governo Federal de um documento intitulado “Compromisso com a Inovação”, onde reafirma essa posição. Nele, estão consolidados pensamentos de empresários e estudiosos da área de desenvolvimento científico e tecnológico que conjugam da mesma ideia de que “a indústria brasileira deve direcionar maiores investimentos à área de tecnologia e desenvolvimento de seus produtos, processos e serviços”.

Abordagem da Palestra

1. Inovação é mais um modismo?
2. Estratégias de competição.
3. A importância da inovação.
4. Vale a pena inovar?
5. Diferença entre inovação e invenção.
6. Descomplicando o conceito de inovação.
7. Tipos de inovação.
8. Abrangência da inovação.
9. Fases do processo de gestão da inovação.
10. Afirmações que dificultam a inovação.
11. Práticas de gestão para tornar a empresa inovadora.
12. Atitudes e comportamentos para criar um ambiente inovador.

Currículo do Palestrante

Prof. Dálcio Roberto dos Reis, PhD

Pós-doutorado em Planejamento Estratégico de Tecnologia pela Universidade de Aveiro - Portugal em 2007, Doutor em Gestão Industrial pela mesma Universidade em 2000, Engenheiro Eletrônico (UTFPR, 1981), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFRGS, 1983) e em Metodologia do Ensino Tecnológico (UTFPR, 1994), atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pesquisador da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR, bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - nível 2 do CNPq, consultor associado da Rc2 Consultoria e Treinamento Ltda.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste