Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Equipe de robótica do SESI-MA bate recorde de pontuação e está entre as melhores do país


Data: 8 de fevereiro de 2026
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Nestor Bezerra
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS Alto nível técnico é uma das marcas do Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão, que terminou neste domingo (08/02), no SESI Clube Araçagi. Nesta temporada, uma equipe da Escola SESI São Luís atingiu a marca de 540 pontos no desafio de mesa, de um total de 545, e se igualou ao recorde em nível nacional na modalidade First Lego League (FLL). Este ano, houve ainda a primeira seletiva na categoria First Tech Challenge (FTC), com os estudantes demonstrando muita competência técnica com robôs de médio porte. Ao todo, oito equipes em três modalidades se classificaram para o Festival SESI de Educação 2026, a etapa nacional da competição que acontece entre 04 a 08 de março, no Ibirapuera, em São Paulo.

 

O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do SESI-MA, Edilson Baldez, agradeceu a todos que participaram do que ele chamou de ‘uma grande confraternização’. Ele disse que o objetivo do torneio é democratizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, envolvendo estudantes da Rede SESI de Educação, escolas públicas, privadas e equipes independentes. “Vocês fazem esse evento acontecer porque compartilham do mesmo propósito”, acrescentou.

 

FLL - Rosi Carvalho, juíza geral da FLL, disse que a evolução das equipes de robótica do Maranhão foi gigantesca. “É visível o grau de maturidade e de conhecimento técnico das equipes”, atestou Rosi. Na modalidade FLL, seis equipes se classificaram. Unimate, Gipsy Danger e Dracarys são da Escola SESI São Luís. Já na classificação geral, que reúne as demais escolas, vão para a etapa nacional a Umibots, da UMI Tânia Leite Borges, de Açailândia; a KND - A Turma do Bairro, equipe da Unidade Mais Integral Dr. Valdemir Pereira Rocha, de Santo Antônio dos Lopes (MA), e a Everest FLL, da Escola Municipal Monsenhor Bacelar, do município de Morros.

 

Além do Prêmio Champions Award, que garantiu a vaga na fase brasileira da competição, a equipe Unimate ganhou o Prêmio de Desempenho do Robô. Mais que isso, atingiu 540 pontos de um total de 545, e se igualou ao recorde nacional. Na temporada de 2025, a Unimate participou do Open da Austrália. Nayara Sales, integrante da equipe, celebrou o percurso como transformador. “Eu me sinto muito vitoriosa e não apenas pelos troféus, mas também por ter me tornado uma pessoa mais comunicativa e alegre com a robótica”, disse Nayara.

 

FTC - Pela primeira vez com uma seletiva no Maranhão, na modalidade FTC a equipe Everest, da Escola SESI São Luís, conquistou a única vaga disponível e será a representante do estado na etapa brasileira. A Everest disputará uma vaga para o mundial com 60 equipes. A etapa internacional será realizada em maio, em Houston, Estados Unidos, e apenas 13 equipes avançam. A Everest já fez história. Em 2024, conquistou o 2º lugar no prêmio Inspiração em Brasília e ganhou a vaga para o mundial que aconteceu nos Estados Unidos. O técnico da Everest, Eugenio Hoffmann, disse que o feedback dos juízes vai ajudar a equipe a melhorar nas próximas três semanas, tempo até a competição em São Paulo. “O tempo é curto, mas vamos com tudo para o nacional”, prometeu Eugênio.

 

Rafael Quadros, juiz geral da FTC, falou do quanto a modalidade tem crescido no país e dos seus benefícios pedagógicos. “Os estudantes têm acesso à tecnologia de ponta para projetar robôs. Eles adquirem competências úteis para a vida acadêmica e mercado de trabalho, além do desenvolvimento de soft skills como a busca ativa pelo conhecimento, a investigação prática, o contato com indústrias e universidades e a cultura do testar e errar”, enumerou Rafael.

 

STEM - Na STEM Racing, a Spartacus, da Escola SESI São Luís, obteve o primeiro lugar e será a representante do estado na próxima fase da competição. As equipes Ragnar e Pugnator, da mesma unidade do SESI-MA, ficaram em segundo e terceiro lugares. Emocionado, Luan Davi Silva, 15 anos, integrante da Spartacus, falou da emoção da vitória. “Está sendo incrível, inacreditável. Fiquei na expectativa dessa vaga por três ou quatro anos. A Stem Racing mudou a minha visão de mundo e me ensinou como ser uma pessoa mais madura, organizada e profissional”, listou Luan. A Spartacus ganhou ainda o Prêmio de Melhor Engenharia de Carro.

 

O Torneio SESI de Robótica é realizado pelo SESI-MA, entidade do Sistema FIEMA, e pelo SESI Departamento Nacional, com a correalização do SEBRAE Maranhão, STEM Racing e First® Lego® League Challenge. São patrocinadores do evento a VALE e o Grupo Equatorial, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado. O Sindipan, SESC, Só Saúde, Comarh, M. Dias Branco, Solar e Casa Veneza são apoiadores da iniciativa.

 

 

PREMIAÇÃO TORNEIO SESI DE ROBÓTICA - REGIONAL MARANHÃO 2025/2026

 

 

FLL – Prêmios oficiais Escolas SESI

 

CHAMPION'S AWARD - Unimate

 

CORE VALUES - V8

 

DESIGN DO ROBÔ - Iron League

 

PROJETO DE INOVAÇÃO - The Crew

 

DESEMPENHO DO ROBÔ - Unimate

 

TÉCNICO/MENTOR DESTAQUE - Yan Henrique (Iron League)

 

 

PRÊMIOS EXTRAS ESCOLAS SESI

 

DESAFIO DO ROBÔ – Iron League

 

EXCELÊNCIA EM ENGENHARIA - Robotic’s Angels

 

FLL – Prêmios oficiais escolas públicas

 

CHAMPION'S AWARD - Umibots

 

CORE VALUES - Tech Scorpions

 

DESIGN DO ROBÔ - Aetherion

 

PROJETO DE INOVAÇÃO - Geobotz

 

DESEMPENHO DO ROBÔ - Umibots

 

TÉCNICO/MENTOR DESTAQUE - Daniel Reis da Silva (Craftbots)

 

 

EQUIPES CLASSIFICADAS ETAPA NACIONAL (SESI)

 

Unimate

Gipsy Danger

Dracarys

 

 

PRÊMIOS EXTRAS ESCOLAS PÚBLICAS

 

DESAFIO DO ROBÔ - Umibots

 

EXCELÊNCIA EM ENGENHARIA - Techlobos

 

EQUIPES CLASSIFICADAS ETAPA NACIONAL (ESCOLAS PÚBLICAS)

 

Umibots

KND - A Turma do Bairro

Everest FLL

 

 

STEM RACING

 

1º LUGAR - Spartacus

 

2º LUGAR - Ragnar

 

3º LUGAR - Pugnator

 

 

ENGENHARIA DO CARRO - Spartacus

 

ESCRUTÍNIO FIA - Tupã

 

PATROCÍNIO E MARKETING - Pugnator

 

GESTÃO DE PROJETO - Pugnator

 

PROJETO SOCIAL - Pugnator

 

APRESENTAÇÃO VERBAL - Spartacus

 

CARRO MAIS VELOZ - Ragnar

 

MATA-MATA - Spartacus

 

 

FTC

 

PRÊMIO INSPIRAÇÃO - Everest

 

PRÊMIO PENSAMENTO CRIATIVO - Falcons

 

PRÊMIO SUSTENTABILIDADE - Rocket Striker

 

PRÊMIO DESING - Cortex

 

PRÊMIO ALIANÇA CAMPEÃ - Falcons e Everest

 

PRÊMIO ALIANÇA FINALISTA - NeuroSpark (Morros) e Cortex (Escola SESI São Luís)

 

VAGA PARA O NACIONAL: Everest

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste