Inova Indústria leva atualização da NR-01 a Grajaú e debate inovação e comunicação em Balsas
Data: 12 de fevereiro de 2026
Crédito: Cocev Imperatriz
Fotos: Divulgação
Fonte da notícia: Cocev Imperatriz
BALSAS – Atualização normativa, gestão de riscos, comunicação estratégica e Inteligência Artificial estiveram no centro das discussões promovidas pelo Projeto Inova Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com o Sebrae no Maranhão, em duas importantes agendas realizadas nos municípios de Grajaú e Balsas. As iniciativas reuniram empresários, gestores, profissionais e estudantes em torno de um objetivo comum de preparar a indústria maranhense para os desafios atuais e futuros.
Ontem (11), em Grajaú, foi promovida a Capacitação NR-01: Atualizações da Norma e Saúde do Trabalhador, com a correalização do SICAM (Sindicato das Indústrias de Reflorestamento para Carvão Vegetal e Celulose dos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins). O foco foi apresentar as mudanças na norma e debater a importância do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) como ferramenta prática de gestão.
A palestra foi conduzida pelos profissionais do SESI Imperatriz, o técnico de segurança no trabalho Jefferson Gomes e o engenheiro de segurança no trabalho José Carlos Macieira. Durante o encontro, eles detalharam as atualizações da NR-01, esclareceram dúvidas e trouxeram exemplos da realidade das empresas da região.
“O Gerenciamento de Riscos Operacionais precisa sair do papel. Quando ele é aplicado de forma correta, a empresa ganha organização, reduz riscos e trabalha com mais segurança jurídica”, destacou o técnico de segurança, Jefferson Gomes.
Para um dos empresários participantes, a capacitação trouxe mais clareza sobre os próximos passos. “A gente sabe que precisa se adequar, mas muitas vezes faltam informações práticas. Esse tipo de orientação facilita muito”, afirmou o gerente de RH da empresa Gesso Integral, John Lennon.
ELOS DA INDÚSTRIA – Já em Balsas, no último dia 10, o Inova Indústria realizou o Elos da Indústria, com correalização da Unibalsas. O evento propôs uma conversa direta sobre comunicação, posicionamento empresarial e o uso da Inteligência Artificial no ambiente corporativo.
Os palestrantes abordaram desde desafios da comunicação interna até o impacto das ferramentas digitais na produtividade e na tomada de decisão. “A tecnologia está disponível para todos. O diferencial é saber usar de forma estratégica e alinhada ao propósito da empresa”, ressaltou o jornalista e palestrante, Diogo Fabrin.
Empresários e estudantes participaram ativamente do debate. “Foi um momento para abrir a mente. Da indústria aos demais segmentos, todos precisam se atualizar não só em máquinas, mas também em gestão e comunicação”, avaliou a estudante de engenharia, Carol Santos.