SÃO LUÍS - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, acompanhado do superintendente da FIEMA, César Miranda; do primeiro secretário da FIEMA, Pedro Robson Costa; e da superintendente do SESI-MA, Regina Sodré, estiveram na manhã desta sexta-feira (20/02) em visita à diretoria do Sebrae Maranhão, sob o comando do presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Celso Gonçalo, para uma agenda de alinhamento e fortalecimento de iniciativas estratégicas para a indústria e o empreendedorismo no estado.
Na pauta, destacaram-se o Inova Indústria, iniciativa do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN) da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), desenvolvida em parceria institucional com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE-MA) e executada pelo Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA), Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), que atendeu cerca de 700 empresas desde outubro de 2025.
O programa tem alcançado com sucesso o objetivo de fortalecer e articular instituições do setor industrial, ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas e promover o desenvolvimento econômico sustentável no estado, haja visto que o projeto abrange oito núcleos regionais - São Luís, Açailândia, Balsas, Rosário, Caxias, Bacabal, Grajaú e Imperatriz - e envolve uma gestão compartilhada entre a FIEMA, o SEBRAE e os sindicatos patronais.
Além do Inova Indústria, a reunião também tratou sobre missões empresariais internacionais como a Feira de Hannover, principal evento mundial de tecnologia industrial; a correalização do Sistema FIEMA na Feira do Empreendedor e tratativa para ampliação da parceria entre as entidades na nova unidade do SESI Alcântara, com foco em ações integradas que gerem mais oportunidades, inovação e desenvolvimento para o Maranhão.
“O Sebrae-MA é um grande parceiro da FIEMA e de todo Sistema Indústria no Maranhão. Eles são correalizadores da nossa feira, a Expo Indústria, desde a primeira edição. Estamos realizando um trabalho muito consistente e importante para o empresário maranhense!”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, o fortalecimento da parceria representa um avanço estratégico para o ambiente de negócios no estado. “A integração entre o Sebrae e o Sistema FIEMA potencializa resultados concretos para a indústria e para os pequenos negócios. Quando unimos esforços, ampliamos o acesso à inovação, à qualificação e às oportunidades de mercado, promovendo um desenvolvimento mais competitivo e sustentável para o Maranhão”, afirmou.
A reunião contou com a presença dos diretores do SEBRAE-MA, Albertino Leal de Barros Filho (Diretor Superintendente), Mauro Borralho de Andrade (Diretor Técnico) e Édila Neves da Silva (Diretora de Administração e Finanças) e do chefe de gabinete do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Antônio Paixão Garcês.