Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Comportamento é a principal causa de desligamentos de estagiários de empresas no Brasil


Data: 25 de novembro de 2011
Crédito: ASCOM

SÃO LUÍS - O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizou ontem (25), em São Luís, o 5º Encontro Maranhense de Estágio, o maior de todas as edições já realizadas no Maranhão, com a participação de mais de 600 estudantes universitários e de cursos técnicos. A lotação do auditório Alberto Abdalla, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), demonstra que os jovens maranhenses tem interesse de ingressar, cada vez mais cedo, no mercado de trabalho.

Apesar da proatividade, um dado apresentado pelo IEL Nacional no evento de ontem preocupa os especialistas e tem levado o Instituto a aperfeiçoar as técnicas de recrutamento e seleção de estagiários nesse último ano.

Pela pesquisa do Instituto, na maior parte das contratações, problemas no comportamento dos estagiários têm sobressaído ao item competência técnica. Segundo o gerente nacional de Estágio e de Desenvolvimento de Trainees do IEL Nacional, Ricardo Romero, atualmente 80% dos estagiários são desligados de empresas no Brasil em função do comportamento. Falta de educação, soberba, o não respeito às regras e atitudes rebeldes e inadequadas são causas em potencial das demissões.

Segundo o gerente, uma das linhas do IEL é atuar na capacitação dos jovens brasileiros. “O IEL tem o diferencial de capacitação. O estagiário costuma ir muito cru para a empresa e precisa de uma carga de capacitação na área comportamental, para complementar o que ele aprende na universidade”, afirmou.

Para o estudante de engenharia mecânica, Josué Pereira Lima, 28, o aluno só sente o que é estagiar quando entra no mercado. “Estágio é só o nome. Na empresa é trabalho de verdade. Lá dentro é que a gente entende que, além do conhecimento técnico, tem uma série de outras coisas pra aprender. Se relacionar bem com as pessoas, ter proatividade e se comunicar bem são só algumas delas”, disse um dos maranhenses alocados pelo IEL-MA em 2011.

O presidente da Fiema e diretor regional do IEL, Edilson Baldez das Neves, teve uma conversa descontraída com os participantes, onde destacou a determinação e a disposição para enfrentar os desafios qualidades fundamentais para se diferenciar no mercado de trabalho. “As oportunidades no Maranhão são muitas, considerando o momento de transformação econômica vivido pelo Estado e pelo Brasil”, citou Baldez.

“Disposição e dedicação é o que não falta pra mim”, garantiu Ayrton do Carmo Filho, estudante do curso técnico de Eletromecânica do Senai.

O evento contou com a participação da auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Ana Maria Sousa Lima, que falou sobre a Lei de Estágio e do Pró-Reitor da Ufma, Aldir Araújo Carvalho Filho, que discorreu sobre universidade e estágio, em uma mesa redonda com o representante do IEL Nacional. À tarde, os estudantes assistiram a apresentação do professor Anderson Miranda, da Ufma, que falou sobre as redes sociais e a geração Y e do representante do Programa Junior Achievement no Maranhão, Saulo Moreira (Projeto Nexa).

O superintendente do IEL e superintendente corporativo do Sistema Fiema, Marco Antônio Moura, agradeceu a presença de todos os participantes, destacou o empenho do IEL Maranhão no sucesso do evento e anunciou que a meta para o ano que vem é lotar o Centro de Convenções.

Dados - O Programa de Estágio é desenvolvido pelo IEL há 42 anos.

“Além de ser um intermediador de estágio, o Instituto representa as empresas dentro da Federação das Indústrias. Então, a expertise que a gente tem de entender a necessidade do setor produtivo e fazer essa integração, através do estágio, é muito importante”, disse Ricardo Romero.

A estimativa para o final do ano é ter cerca de 200 mil estagiários alocados no Brasil inteiro. “É um recorde histórico que a gente espera aumentar nos próximos anos”.

Para 2012, está previsto o trabalho com estagiários desde o Ensino Médio, passando pelo Superior pelo IEL Nacional. A novidade é o Programa Trainee, que será criado em 2012 para as indústrias.

Aprendiz – A palestra do vencedor do Programa Aprendiz, Clodoaldo Araújo, chamou a atenção dos estudantes, que até o final da tarde, lotaram o auditório do Sistema Fiema.

“Sucesso é conseguir aquilo que se quer. Para se ter metas claras e bem definidas é preciso escrevê-las de uma maneira inteligente, especificar e mensurar”, disse a celebridade da TV Record.

A Companhia Beto Bitencout foi a responsável pelo cerimonial do evento e com dinâmicas animadas, movimentou o público de mais de 600 estudantes maranhenses.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste