Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Ideias inovadoras de maranhenses chamam a atenção da indústria


Data: 2 de dezembro de 2011
Crédito: ASCOM

SÃO LUÍS - Um queijo com recheio de açaí, gás de cozinha produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar e um adubo orgânico feito do que sobra da juçara. Esses são apenas três dos 15 projetos em exposição até hoje, 2, na mostra estadual Inova Senai, na sede da Fiema, em São Luís. São projetos originais, inovadores e empreendedores de alunos e docentes do Senai Maranhão, nas áreas de Alimentos, Eletromecânica, Eletroeletrônica e Vestuário. Alguns deles chamam a atenção, por estar prontos para entrar no mercado.

Prova disso é que, além do público, as ideias atraíram indústrias maranhenses e de fora do estado, cujos representantes já firmaram parcerias com alunos e docentes expositores, com o intuito de associar seus produtos às inovações e viabilizar sua comercialização.

É o caso do projeto de três alunos da unidade Senai Imperatriz. De olho nas necessidades do setor produtivo, eles resolveram utilizar o bagaço da cana-de-açúcar, que era desperdiçado pelas indústrias de álcool e açúcar do sudeste do Maranhão, e transformá-lo em biogás. O projeto tem apelo social, pois o produto é distribuído a famílias carentes da região, que o utilizam como gás de cozinha.

“O bagaço era todo jogado fora e agora, depois de transformado, beneficia 100 famílias de baixa renda da região”, conta o aluno de eletromecânica do Senai Imperatriz, Emmerson Lima.

O projeto chamou a atenção da indústria de bioenergia Maity, sucroalcooleira instalada em Campestre do Maranhão, que hoje, fornece o insumo para o gás e ainda apoia o processo criado pelos alunos.

Caso semelhante aconteceu com o instrutor do Senai, José Pimentel Neto, também de Imperatriz. Sua inovação consiste em transformar lixo plástico, especificamente, garrafas pet e pvc, em uma alternativa ecologicamente correta para revestimento de pisos e paredes. O produto é muito parecido com a cerâmica, mas possui o diferencial de ser 100% produzido a partir de material reciclado, além de ser inédito no mercado.

Propondo uma venda associada, a empresa Artcola, do Rio Grande do Sul, propôs uma parceria: a utilização de uma cola também ecologicamente correta criada pela empresa para grudar o protótipo de cerâmica criado pelo instrutor do Senai. A parceria deu certo, pois a cola, que substitui a argamassa, adere com perfeição ao produto maranhense.

Evento - A abertura do Inova Senai Maranhão aconteceu quarta-feira (30). O presidente do Sistema Fiema, Edilson Baldez das Neves, destacou os projetos das “mentes inovadoras e empreendedoras” dos alunos e instrutores das unidades do Senai de São Luís, Bacabal e Imperatriz. “O maranhense, com seu espírito criativo e inovador, busca soluções originais para o mercado atual e para a indústria do seu Estado e do seu País”, frisou.

O Inova conta com a participação do analista de desenvolvimento industrial da unidade de Inovação e Tecnologia do Senai Nacional, Matheus Simões de Freitas. Ele fica até hoje em São Luís, pois compõe a comissão julgadora da mostra, que escolherá às 16h30, o projeto mais bem elaborado e que vai participar da edição nacional do Inova Senai, em São Paulo, no final do ano que vem. A comissão é composta por representantes da Alcoa, Sebrae, IEL e da comunidade científica.

“A gente visita todos os estados, e podemos garantir que o Inova Senai Maranhão está com uma qualidade acima da média do que a gente tem visto”, elogiou.

Participaram também da abertura membros da comunidade científica, autoridades, empresários, diretores e superintendentes do Sistema Fiema, além de colaboradores da Federação, Sesi, Senai e IEL.

O Inova Senai existe desde 2008 e é uma evolução de dois eventos científicos do Senai Nacional: o Concurso de Criatividade para Docentes e a Feira de Criatividade para Alunos de Cursos Técnicos. Este ano, 17 estados realizam a etapa estadual do evento, com o apoio da Instituição, dentre eles, o Maranhão.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste