SÃO LUÍS - Oficinas e doação de presentes de Natal fazem parte das atividades programadas pelo Sistema Fiema, em dezembro, para mobilizar os colaboradores do Sistema Indústria - Fiema, Sesi, Senai e IEL. O objetivo é desenvolver o senso de práticas sustentáveis, ecológica e socialmente corretas entre os participantes também nas festas de final de ano.
O curso de Receitas Natalinas, oferecido pelo Sesi Cozinha Brasil, programa de referência em todo o País, é uma dessas ações. Dele, participam cerca de 20 colaboradores. Eles estão aprendendo a reaproveitar cascas, bagaços e talos de frutas, legumes e verduras em receitas saudáveis, saborosas e mais baratas do que as do cardápio tradicional.
“Não são apenas receitas, mas pequenas mudanças de hábito que trazem benefícios imensos à saúde, ao meio ambiente e ao bolso”, disse uma das nutricionistas do programa, Loiane Soares Santos.
Um exemplo prático é a reutilização de restos de alimentos que antes iam para o lixo. “O mesmo abacaxi, utilizado para fazer o suco, deixou de resíduo um bagaço, que reutilizamos para produzir geleias, doces, bombons, enfim, uma infinidade de pratos”, exemplificou Sônia Maria Coelho Miranda, auxiliar de cozinha do Sesi Cozinha Brasil.
A maior parte das atividades desenvolvida pelo Sistema Fiema pretende disseminar conceitos de responsabilidade social e ambiental dentro das instituições, além de incentivar práticas de reciclagem.
Assim será a Oficina de Guirlandas que aconteceu hoje (12), também na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Para fazer o enfeite, foram utilizados jornais antigos. As confecções serão expostas na festa de confraternização da Federação. A oficina ficou sob o comando da coordenadora de Cultura, Esporte e Lazer do Sesi-MA, Janey Cortês.
Na área social, os colaboradores do Sistema Fiema, voluntariamente, aderiram à campanha dos Correios e estão adotando cartas de crianças carentes de todo o Maranhão. São pedidos de brinquedos, roupas e até material escolar.
A assistente administrativa da Fiema, Fátima Mota, por exemplo, vai levar cartas e distribuir para todos os membros da família. “Assim mais crianças ganharão presentes neste Natal”, disse.