SÃO LUÍS – Na última sexta-feira (31/07), o Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Maranhão (SINDVEST) e o Circuito Nacional Fashion Week (CNFW) realizaram o lançamento da 7ª edição do Maranhão Fashion Week (MAFW), que será nos dias 17 e 18 de novembro. Pela primeira vez, o palco do maior evento de moda do estado será a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, evidenciou a importância do MAFW como um evento gerador de negócios que fortalece toda a cadeia produtiva da moda. “O MAFW apresenta o que há de mais atual na moda nacional e internacional”, frisou. Já o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Maranhão e vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, disse durante o lançamento que o MAFW fortalece a indústria, valoriza o comércio e cria oportunidades para milhares de pequenos negócios. “O SEBRAE acredita na moda como um importante segmento da economia criativa”, destacou. A presidente do SINDVEST, Ana Rute Rocha Nunes, disse que o MAFW é uma vitrine para os estilistas e para os produtos da moda produzidos no estado, que são de qualidade”, destacou Ana.
O Maranhão Fashion Week contará com desfiles de moda, com a apresentações de coleções autorais e comerciais, com destaque para a diversidade, identidade regional e tendências contemporâneas; exposições criativas ligadas à moda, arte e design; ativações de marcas, além de talks e palestras sobre temas como empreendedorismo, sustentabilidade e inovação.
KyAnn Kart, diretor do Circuito Nacional Fashion Week (CNFW), destacou que a 7ª edição do Maranhão Fashion Week chega com novidades pensadas para ampliar a experiência de marcas, convidados e patrocinadores. Segundo ele, a estrutura da sede da FIEMA permitirá uma organização mais segmentada do evento, com sala de desfile climatizada, lounge para exposição e venda de produtos, além de um espaço exclusivo para patrocinadores. A proposta é dar mais dinamismo à programação. Além de São Luís, o Circuito Nacional Fashion Week é responsável pela coordenação dos desfiles em outras 11 cidades.
Ao falar sobre moda autoral e identidade local, KyAnn defendeu que o Maranhão Fashion Week busca estimular marcas maranhenses a reconhecerem seu potencial e investirem em um posicionamento mais autoral. Para ele, muitas empresas ainda não se veem como parte desse mercado, embora o consumidor esteja em busca de novidade e de produtos com identidade regional. O evento, disse KyAnn, funciona como um ambiente de relacionamento e de profissionalização, capaz de abrir caminho para que marcas locais ampliem conhecimentos, evoluam e disputem espaço com mais competitividade.
IDENTIDADE CULTURAL - Além de um mini desfile, a noite de lançamento teve o Talk Fashion com o tema "Moda Autoral Maranhense: Identidade que Gera Valor", que abordou criatividade, empreendedorismo, inovação e o potencial da moda produzida no Maranhão. A mediação do Talk Fashion foi de Josiett Mendes dos Santos, diretora do Sindvest. Participaram como painelistas Jacirene França, designer e especialista em moda; Dannielly Moura, da marca Allba Lieni, e Letícia Oliveira, diretora da Santê.
Josiett Santos defendeu que a moda maranhense precisa se afastar do uso literal e estereotipado dos símbolos culturais do estado para ganhar sofisticação e ampliar seu alcance junto ao público. Para ela, a valorização da identidade local passa por releituras criativas das manifestações culturais, com novas interpretações que preservem a essência, mas dialoguem com o consumo contemporâneo. “O Maranhão possui riqueza suficiente para inspirar a moda autoral, mas o público ainda consome pouco a produção local, embora já haja avanços em outras áreas como a gastronomia”, comparou.
Letícia Oliveira, diretora da Santê, defendeu a moda autoral como expressão de identidade, pertencimento e orgulho de ser maranhense, destacando que ‘vestir o Maranhão’ vai além da roupa e passa pelo reconhecimento da riqueza cultural do estado. Catarinense radicada e apaixonada pela região, ela afirmou perceber no Maranhão uma diversidade ainda pouco valorizada pelos próprios maranhenses e ressaltou que a moda pode funcionar como ferramenta de comunicação para evidenciar essa potência. “A moda autoral se caracteriza pela impressão do DNA da marca em peças únicas, com identidade própria e possibilidade de escala”, acrescentou
Dannielly Moura, da marca Allba Lieni, também defendeu a valorização da cultura maranhense como base para o fortalecimento da moda autoral local, destacando que a identidade própria das criações é essencial para conquistar o consumidor sem renunciar à inovação e à atualidade. Já a designer e especialista em moda Jacirene França, proprietária da marca Use+, defendeu que o fortalecimento da identidade maranhense na moda começa pelo propósito e pelo autoconhecimento de quem cria, antes mesmo da escolha de materiais ou referências culturais. “A moda autoral não deve ser vista apenas como produto de venda, mas como solução com responsabilidade social e ambiental, alinhada à moda circular desde a ideação até o descarte consciente”, concluiu.
Segundo Ana Rute o Maranhão Fashion Week também se consolidou como uma verdadeira vitrine de talentos. “Ao longo de suas edições, diversos estilistas, modelos e empresários encontraram no evento a oportunidade de ampliar sua visibilidade e alcançar novos mercados. Temos exemplos concretos desse impacto. A estilista Danielly Moura, painelista do evento, por exemplo, participou pela primeira vez do Maranhão Fashion Week no ano passado e a partir dessa experiência foi convidada para desfilar no Dragão Fashion Brasil, em Fortaleza, e no Chile, levando o talento maranhense para além das fronteiras do nosso estado e do país”, enfatizou ela.
A presidente do SINDVEST, ainda acrescentou que o Maranhão Fashion Week não é apenas um evento de moda. É uma plataforma que revela talentos, abre portas, gera oportunidades, fortalece a economia criativa e projeta o Maranhão para o Brasil e para o mundo.
O MAFW é promovido pelo SINDVEST e pelo Circuito Nacional Fashion Week (CNFW), com correalização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL) e do SEBRAE Maranhão. O evento tem apoio do SENAC, Instituto Estações da Vida, Unissex Confecções, do Governo do Estado por meio da SEINC e da Prefeitura de São Luís.