Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



PDF investirá mais de 700 mil reais em fornecedores locais até julho de 2012


Data: 25 de janeiro de 2012
Crédito: ASCOM

SÃO LUÍS - A realização de quatro turmas do Programa de Certificação do Maranhão (Procem), a participação de executivos no Programa de Desenvolvimento Empresarial da HSM Educação (SP) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e o lançamento de uma Capacitação em Gestão Empresarial para o Procem. Estas são três das ações que fazem parte do portfólio de atividades definidas pelo Conselho Gestor do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) para serem executadas em 2012.

Ao todo, serão aplicados R$ 790 mil até julho de 2012, em capacitações, qualificação de gestores e executivos, somados a custos de manutenção e serviços do Programa para o Maranhão. As ações são destinadas ao grupo de 696 empresários maranhenses que participam do PDF no Estado, extensivo às empresas que venham a integrar o programa.

Todo o planejamento referente a 2012, assim como o balanço das atividades realizadas em 2011, também foi apresentado ontem (25), aos parceiros do Programa, na primeira reunião do Conselho Gestor, formado pela Fiema, Sedinc e empresas mantenedoras - Alumar, Cemar, Ceste, MPX Itaqui, Renosa e Vale.

O planejamento inclui a realização de novas rodadas de negócios entre grandes grupos e empresários locais, seminários, participação em eventos estratégicos de negócios, dentre outros.

Participaram do evento o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, instituição que faz a gestão técnica do programa; Carlos Henrique Pietre Alves, pela Alumar, representando a presidência do Conselho Gestor do PDF e José Oscar de Mélo Pereira, superintendente da Sedinc, que no ato representou o secretário Maurício Macedo.

Em seu discurso de abertura, Edilson Baldez, frisou que existe uma preocupação interinstitucional quando se fala na importância da adequação, atualização e melhor preparo das empresas maranhenses para assumir o fornecimento de bens e serviços às grandes indústrias que estão se instalando em municípios do Estado.

“A demanda e a cobrança do mercado e dos novos investidores é diária por fornecedores locais mais preparados para participar das oportunidades de negócios que se anunciam”, frisou.

Da reunião participaram pela primeira vez membros do Fórum de Avaliação do PDF, integrado por dez entidades de classe do Estado, entre eles, sindicatos patronais da indústria de base, associações comerciais, federações e o Sebrae.

O objetivo do fórum é propor ações e melhorias necessárias à evolução do programa, além de analisar as atividades desenvolvidas e participar das reuniões de trabalhos promovidas pelos parceiros.

“Esse é um momento de levarmos aos nossos associados as oportunidades de crescimento que o Estado está vivendo, estimulando-os a participarem desse momento”, relatou Antônio Fróz, representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), uma das entidades que fazem parte do Fórum de Avaliação, juntamente com a ACM, Fecomércio, ACII, ACIA, Sebrae, Faema, Sincopem, Sindimetal e Sinduscon.

O PDF é uma ação conjunta do governo estadual e Fiema e foi criado com vistas ao fortalecimento das cadeias produtivas do estado do Maranhão. Como metodologia, realiza ações integradas que promovam o desenvolvimento sustentável dos fornecedores de produtos e serviços através de iniciativas para a promoção da capacitação das empresas, qualificação de mão de obra, assessoramento e desenvolvimento de projetos visando a elevação da qualidade, produtividade e competitividade das empresas maranhenses.

“O PDF dentro da Fiema ganha pela capilaridade que a Federação possui e por sua experiência em diversos setores da indústria, que tem contribuído para o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, afirmou José Oscar de Mélo Pereira, superintendente das Micro e Pequenas Empresas da Sedinc.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste