SÃO LUÍS - A convite do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, participou ontem (31) de uma visita técnica às obras de restauração do conjunto edificado da antiga Fábrica Santa Amélia (do ramo têxtil), no Centro Histórico. O prédio está sendo restaurado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para abrigar os cursos de Turismo e Hotelaria e faz parte do trabalho de resgate histórico e da memória do centro da cidade de São Luís.
“É um monumento muito importante da nossa cidade que está sendo resgatado pela UFMA, um prédio que já foi ocupado por uma indústria do Maranhão, quando do apogeu da época”, destacou o presidente.
Na oportunidade, o presidente da Fiema, o vice-governador do Maranhão, Washington Oliveira, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Kátia Bogea, e o reitor, Natalino Salgado, conversaram sobre a criação de um projeto de restauração e preservação da memória da indústria maranhense.
“Essa preocupação com o acervo histórico da indústria maranhense é comum e para isso, nos colocamos à disposição para conversar e para participar dessa parceria”, afirmou Baldez.
Para o reitor da UFMA, é de interesse da universidade compartilhar com a Fiema um projeto grandioso como esse, que além de todo o potencial sociocultural que carrega, tem foco na qualificação da formação de jovens estudantes de Turismo e Hotelaria, profissionais que, no futuro, contribuirão para o setor tão importante para a economia do Maranhão.